Wagner Moura perdeu a categoria de Melhor Ator no Critics Choice Awards para Timothée Chalamet, protagonista de Marty Supreme. O ator brasileiro concorria pela atuação no filme O Agente Secreto, que venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional. Considerada um dos termômetros do Oscar, a cerimônia ocorreu na noite deste domingo (4/1).
Wagner Moura concorria com outros nomes de peso, como Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Michael B. Jordan (Pecadores), Joel Edgerton (Sonhos de Trem) e Ethan Hawke (Blue Moon). No longa ambientado em 1977, ele interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que decide deixar São Paulo e se mudar para Recife em busca de um recomeço.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto se tornou a primeira produção nacional a vencer a categoria de Melhor Filme na premiação. Em 2024, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi derrotado por Emilia Pérez, de Jacques Audiard.
No próximo domingo (10/1), o longa brasileiro concorre ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, pela atuação de Wagner Moura.
Nesta edição do Critics Choice Awards, o Brasil somou uma vitória e duas derrotas. Wagner Moura ainda concorreu a Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme para Televisão pelo trabalho em Ladrões de Drogas, produção da Apple TV+. O prêmio ficou com Owen Cooper, do elenco de Adolescência, da Netflix.
Critics Choice Awards
O Critics Choice Awards abre oficialmente a temporada anual de premiações do cinema. Em 2026, a cerimônia aconteceu em Santa Mônica, na Califórnia, e foi apresentada pela comediante Chelsea Handler. A premiação é reconhecida como um dos termômetros do Oscar.
Ao longo dos anos, o Critics Choice tem apresentado alta taxa de coincidência com os vencedores do Oscar, especialmente na categoria de Melhor Filme, que teve o mesmo vencedor nas duas premiações nos últimos nove anos.
A última divergência ocorreu em 2016, quando o Oscar premiou Alejandro Iñárritu por O Regresso, enquanto o Critics escolheu George Miller por Mad Max: Estrada da Fúria. Os vencedores são definidos pela Critics Choice Association (CCA), entidade que reúne 530 membros responsáveis por avaliar filmes para diferentes veículos de comunicação.






