Brasília vive um momento de crescimento no turismo internacional. Segundo dados da ONU Turismo, o número de visitantes estrangeiros no Distrito Federal aumentou quase 80% entre janeiro e agosto. O movimento também é refletido no Aeroporto Internacional de Brasília, que já recebeu mais de 13,7 milhões de passageiros até outubro, com expectativa de chegar a 16 milhões até o fim do ano, de acordo com a Inframerica.
Para atender a esse aumento de visitantes, a capital conta com um policiamento especializado voltado ao atendimento turístico. A atuação é realizada pelo Batalhão Barão do Rio Branco (5º BPM), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), responsável pelo policiamento turístico, pela segurança da região administrativa do Lago Sul e pela proteção de diplomatas na capital.
De acordo com o comandante do 5º BPM, major Anderson Pinheiro, os policiais passam por um curso específico com duração aproximada de quatro semanas, voltado ao atendimento de turistas que não conhecem a cidade ou não falam português. “O objetivo é garantir que os visitantes se sintam tranquilos para conhecer os pontos turísticos e aproveitar a cidade”, explicou.
Atualmente, o batalhão conta com cerca de 189 policiais habilitados para o policiamento turístico, sendo aproximadamente 70 bilíngues, com atendimento em inglês, espanhol, francês, russo e alemão. Além dos idiomas, o treinamento inclui informações sobre a história, a geografia e os principais atrativos de Brasília. A atuação ocorre principalmente em aeroportos, rodoviária, hotéis e grandes eventos.
Os agentes podem ser identificados pela boina azul, símbolo internacional associado a esse tipo de policiamento e também às missões da Organização das Nações Unidas (ONU). As viaturas utilizadas no serviço também contam com identificação internacional, facilitando o reconhecimento por parte dos turistas.
A estrutura e a organização da cidade têm chamado a atenção de visitantes estrangeiros. O português Venâncio da Silva, morador da região de Flandres, próxima a Bruxelas, na Bélgica, está em Brasília pela primeira vez e aproveitou a viagem para conhecer pontos turísticos da capital, como a Esplanada dos Ministérios, o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Pontão do Lago Sul. Apaixonado por futebol, ele destacou a admiração pelo ídolo brasileiro Pelé.
A sensação de segurança também é um dos aspectos mais citados por quem visita a cidade. O servidor público Adonilvaldo Guimarães, de 47 anos, veio de Palmas (TO) para visitar parentes e está em Brasília pela primeira vez. Segundo ele, a capital se mostra acolhedora e tranquila para circular.
Opinião semelhante tem Eliene Ferreira, moradora de São Bernardo do Campo (SP), que também veio à capital para visitar familiares. Ela destaca a presença constante do policiamento e o planejamento urbano como fatores que contribuem para a sensação de segurança, além das áreas verdes e dos espaços abertos da cidade.