Por: Kelven Andrade
Durante ações de policiamento e fiscalização realizadas entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada desta segunda-feira (18), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) retirou das vias 61 motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool. O número representa 11,5% dos 530 condutores submetidos ao teste do bafômetro.
Além dos casos de embriaguez ao volante, os agentes identificaram dez condutores sem habilitação, seis dirigindo com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias e dois com o direito de dirigir suspenso ou cassado. Outros 12 foram flagrados conduzindo veículos com escapamentos adulterados.
As equipes também registraram 34 autuações por diversas infrações de trânsito. As operações contaram com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e ocorreram em Sobradinho, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Gama.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, o objetivo da ação é prevenir acidentes e reforçar a segurança nas vias.
“Trabalhamos de forma preventiva, retirando os condutores não habilitados e principalmente os alcoolizados da direção de veículos a fim de que não se envolvam em sinistros e garantindo mais segurança viária à população do DF”, afirmou.
De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sob influência de álcool ou substância psicoativa é infração gravíssima. A penalidade inclui multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa é aplicada em dobro.
Leave a Reply