A segunda parte da última temporada de Stranger Things chega em poucas horas e promete encerrar a história com respostas decisivas. A primeira metade da quinta temporada avançou em pontos centrais da trama que prometem ser importantes para os confrontos finais dos heróis com Vecna.
Nos quatro primeiros episódios, a série respondeu alguns questionamentos antigos e deixou várias perguntas que ainda serão respondidas nos capítulos finais. Pensando nisso, o Metrópoles preparou um resumo completo dos acontecimentos chave dos primeiros episódios da 5ª temporada para refrescar a sua memória antes dos novos capítulos.
A segunda parte da temporada final estreia neste 25 de dezembro, às 22h, no horário de Brasília, com o lançamento de três episódios. O capítulo final será disponibilizado separadamente, no dia 31 de dezembro, também às 22h, na Netflix.
Stranger Things 5: quem vai morrer no fim da temporada? CLIQUE AQUI PARA VOTAR NA ENQUETE.
Alerta: este texto contém spoilers da quinta temporada.
1º episódio — Missão de Resgate
O primeiro capítulo começa revivendo o desaparecimento de Will (Noah Schnapp). No passado, vemos um pouco do que o garoto passou no Mundo Invertido após ser levado para lá na 1ª temporada. Descobrimos ainda que Vecna (Jamie Campbell Bower) está por trás do sequestro dele e que ele e Will “vão fazer coisas lindas juntos”.
De volta ao presente, descobrimos que o grupo de heróis estão vivendo há cerca de dois anos em uma quarentena em Hawkins. Eles se reúnem com frequência para as chamadas “missões”, quando mandam Hopper (David Harbour) para o Mundo Invertido tentar encontrar Vecna.
A cidade também está tomada por militares que investigam tudo envolvendo os eventos que culminaram em uma abertura de fenda conectando o Mundo Invertido e o mundo real.
Na primeira missão, o grupo está se organizando para conseguir tocar o plano quando percebem que Dustin (Gaten Matarazzo) está desaparecido. O jovem foi atacado por um grupo de valentões na escola que picharam o túmulo de Eddie (Joseph Quinn), que morreu na 4ª temporada.
O plano do grupo não vai como esperado já que o grupo acaba perdendo conexão com Hopper, que fica preso no Mundo Invertido. É nesta hora também que o público descobre que os militares e a temida Dr. Kay (Linda Hamilton) montaram uma base militar dentro do Mundo Invertido.
Em paralelo à isso, descobrimos que a irmã mais nova de Mike (Finn Wolfhard) e Nancy (Natalia Dyer), Holly Wheeler (Nell Fisher) vê um homem misterioso, quase como um amigo imaginário chamado de Senhor Fulano (na dublagem brasileira). O episódio se encerra quando vemos a criança sendo surpreendida por um Demogorgon dentro da casa dela, tentando levá-la para o Mundo Invertido, e Will sentindo que a família de Mike está em perigo.
2º episódio — O Desaparecimento de Holly Wheeler
O segundo episódio é ainda mais intenso que o primeiro. A cena de abertura mostra Holly tentando sobreviver ao ataque do Demogorgon e clamando por ajuda da família. Ela e a mãe, Karen (Cara Buono), conseguem se refugiar no banheiro e o monstro acaba distraído com a presença do pai de Holly, Ted Wheeler (Joe Chrest), que é brutalmente atacado.

Holly e Karen estão quase conseguindo fugir quando são interceptadas na cozinha. Apesar de lutar bravamente, Karen acaba ferida e Holly é levada. Preocupados com a família após a “visão” de Will, Nancy e Mike correm para casa para tentar salvá-los.
Acompanhada de Eleven (Millie Bobby Brown), Nancy chega primeiro ao local e vê a mãe brutalmente atacada na cozinha. Ela então pede para que Eleven entre na fenda para o Mundo Invertido na casa, que está prestes a se fechar, e procure Holly por lá.
O grupo acaba separado novamente, com Will, Nancy e Lucas (Caleb McLaughlin) no hospital. Lá Lucas faz a constatação de que faltam poucos dias para o aniversário do desaparecimento de Will.
Enquanto isso, Robin (Maya Hawk), Joyce (Winona Ryder) e Will ficam na central de comando deles tentando retomar contato com Hopper. Já Steve e Jonathan estão juntos no carro tentando consertar o veículo que ajuda a encontrar Hopper quando encontram com Dustin, todo machucado após o ataque.
No Mundo Invertido, Eleven e Hopper acabam se encontrando e se unem para tentar encontrar Holly. Eles descobrem então uma grande barreira “viva” quem terá conexão com Vecna revelada mais para frente nos episódios.
Ao final do episódio, Mike e Nancy conseguem conversar com a mãe no hospital e descobrem o verdadeiro nome do Sr. Fulano é Henry (que também é o Vecna e o cobaia Zero Um), percebendo que ele se aproxima das crianças com este codinome agora.

Ao mesmo tempo, Will tenta explorar a conexão com Vecna e, ao lado de Robin, os dois descobrem que o vilão está tentando recrutar várias crianças. A próxima vítima é uma criança chamada Derek (Jake Connelly).
3º episódio — A Armadilha
No terceiro episódio, o público descobre que Holly está em uma espécie de realidade alternativa ao lado do Sr. Fulano. Em uma representação da antiga casa de Henry, a jovem passa a viver com o vilão na expectativa da chegada de outras crianças com apenas uma regra: não ir até a floresta.

No Mundo Invertido, Hopper e Eleven são interceptados por militares na grande barreira “viva” e descobrem que agora eles tem uma máquina que inibe a jovem de usar os poderes. Em um confronto, eles conseguem destruir o dispositivo e manter um dos militares como refém. No fim, eles acabam descobrindo que os militares mantem alguém poderoso preso na base no Mundo Invertido e supõe que se trata do Vecna.
No mundo real, os membros do grupo restante bolam uma armadilha para tentar encontrar a localização de Vecna usando Derek e a família dele. Para a missão, eles convocam a irmã de Lucas novamente, Érica (Priah Ferguson), que é amiga da irmã do garoto.
Assim, o grupo consegue enganar o Demogorgon que levaria Derek para Vecna ao sequestrar o garoto e colocam um dispositivo de rastreio no bicho, para tentar segui-lo.
No “mundo” novo de Henry, Holly acaba sendo instigada a ir até a floresta. Lá, ela descobre mais uma segredo da temporada: Max (Sadie Sink) está viva!
4º Episódio — Feiticeiro
No começo do 4ª episódio, Joyce tenta convencer Derek de que eles estão tentando protegê-lo dos monstros e não são um perigo para ele. A criança só acredita quando fica cara a cara com um Demogorgon e vê que eles de fato estão atrás dele.
Em meio a a perseguição ao Demogorgon com um rastreador, Dustin, Nancy, Jonathan e Steve tomam a decisão de passar pela fenda do Mundo Invertido, aberta após a fuga do monstro. Eles conseguem fazer a passagem mas acabam sofrendo um acidente com o carro ficando preso na “barreira viva”.
Em Hawkings, o grupo descobre que os militares também descobriram que as crianças da cidade estão em perigo e estão coletando várias delas pela cidade, levando-as para a base militar.
Eles então decidem criar um plano para salvar as crianças das garras de Vecna infiltrando Derek na base militar, para encontrar aqueles que conheceram o Sr. Fulano e levá-los para fora da base.
Enquanto isso, Dustin, Nancy, Jonathan e Steve conseguem contato com Hopper e Eleven e prometem que vão tentar se encontrar. Pai e filha, contudo, tem um plano em prática de tentar invadir a base militar do Mundo Invertido para descobrir quem estão escondendo lá.
No Mundo de Henry, Holly conversa com Max e descobre tudo o que ela passou ao longo deste tempo. Após ser quase morrer na 4ª temporada, Max acabou aprisionada nesta nova dimensão e vive escondida de Henry. O refúgio dela é uma caverna, da qual Vecna tem medo de entrar. As duas formam uma aliança e Holly decide voltar para a casa de Henry e fingir que não sabe de nada.

Na última aparição deles na temporada, Dustin percebe que a “barreira viva” está formando um circulo em Hawkins e que no centro está o Laboratório da cidade, onde tudo começou. Os quatro decidem ir até lá para investigar.
Já na base militar, Eleven e Hopper conhecem a Dr. Kay e vem o poder da máquina que inibe os poderes de Eleven. Os dois entram em confronto com ela e com um monstro mantido por ela. Hopper consegue escapar, deixando-a inconsciente.
Na base, Hopper decide seguir sozinho para descobrir se Vecna estava lá, mas na sequência mostra para Eleven quem estava presa é Kali, irmã de dela que o público conheceu na segunda temporada como cobaia 008.

De volta à Hawkings, o grupo colocou o plano em prática de salvar as crianças, com Derek conduzindo elas para o banheiro, onde uma saída secreta os levaria para fora. No entanto, os Demogorgons lançam um ataque simultâneo, tentando pegar todos eles ao mesmo tempo.
O grupo se separa novamente com Will, Joyce, Mike e Derek sendo capturados pelos militares. Nesta base, todos são alvos de monstros até a chegada inesperada de Vecna, que tenta atacar a todos. Ele conversa com Will, relembrando do desaparecimento dele e dizendo que Will mostrou a ele coisas que eram possíveis, voltando para o Mundo Invertido na sequência.
Com o grupo sendo perseguido por Demogorgons e as crianças raptadas, Will novamente consegue enxergar o que todos veem e percebe que os amigos vão morrer. Ele então usa poderes pela primeira vez para matar todos os monstros que atacavam os amigos. A cena final é do jovem limpando o nariz, que estava sangrando.







