Quem está querendo começar o processo de emagrecimento provavelmente vai se deparar com a chia no plano alimentar. A semente originária do México é rica em ômega-3, fibras, proteínas e minerais e tem, entre seus muitos benefícios, a diminuição da fome, ajudando na perda de peso.
A semente deve ser hidratada antes do consumo. Quando cheia de água, ela forma um gel no estômago, retardando a digestão de alimentos e ocupando espaço — esse processo aumenta a sensação de saciedade, controlando a fome e diminuindo a ingestão de alimentos calóricos.
“A chia é um componente seco e a hidratação dela ajuda bastante na absorção. Quando hidratada, a semente apresenta uma composição gelatinosa no nosso estômago, por isso ajuda bastante no controle do apetite e é associada com a perda de peso”, explica o nutricionista Gustavo Carvalho, que atende em Brasília.
Principais benefícios da chia
- Controle da glicose: as fibras da semente desaceleram a absorção de carboidratos, regulando os níveis de açúcar no sangue inclusive em quem já tem diabetes.
- Perda de peso: a sensação de saciedade promovida pela chia diminui a fome.
- Fortalecimento da imunidade: a chia é rica em zinco, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser essencial para a formação e desempenho das células imunológicas.
- Prevenção de doenças cardiovasculares: o ômega-3 e ômega-6 presentes na semente ajudam a prevenir a oxidação das células de gordura e a regular os níveis de colesterol no sangue.
Os nutrientes da chia também evitam picos de glicose — quando os níveis caem drasticamente, há vontade de beliscar algum alimento para estabilizar o açúcar no sangue.
“Na prática, isso significa mais saciedade e menor vontade de comer ao longo do dia. Esse efeito pode ser útil para quem sente fome pouco tempo depois das refeições ou tem dificuldade de controlar porções”, afirma a nutróloga Fernanda Cortez.
Hidratação é essencial
Os especialistas lembram que comer a chia seca pode causar desconforto intestinal e os benefícios não são completamente aproveitados. Sintomas como estufamento, gases e até aumento do risco de engasgo podem ser observados.
Quando deixada de molho, a semente pode absorver até 12 vezes o próprio peso. A recomendação é colocar uma colher de sopa de chia em 100 ou 200 mL de líquido, como água, e aguardar cerca de 30 minutos. Quando a mistura estiver com a consistência de gel, está pronta para consumir.
O ideal é não comer mais de duas colheres de sopa de chia por dia, e elas devem ser distribuídas ao longo das refeições. As sementes hidratadas podem ser consumidas puras ou adicionadas em iogurtes, vitaminas, frutas picadas ou receitas salgadas.
Quem coloca a chia na rotina também precisa beber mais água para evitar a prisão de ventre, alertam os especialistas. Pessoas com dificuldade de deglutição, problemas no esôfago ou no trato gastrointestinal devem procurar um profissional de saúde antes de colocar a semente na rotina. Pacientes que usam medicamentos que interferem na coagulação também precisam de acompanhamento.