A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, nesta segunda-feira (8), às 19h, uma sessão solene em comemoração ao aniversário do Núcleo Bandeirante. A cerimônia, aberta ao público, será realizada na Praça Padre Roque e contará com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF.
A iniciativa é do deputado Hermeto (MDB), que ressalta o simbolismo do Núcleo Bandeirante para a história de Brasília. Criado em 1956 como Cidade Livre – primeira ocupação dos candangos – o local nasceu com três ruas e comércio isento de taxas e impostos, estratégia para atrair trabalhadores e comerciantes. “Idealizado por Bernardo Sayão como núcleo provisório, o espaço acabou se consolidando como cidade-satélite, marcada pelo pioneirismo e pela luta de seus moradores”, afirma Hermeto.
Localizado fora do perímetro do Plano Piloto, o Núcleo Bandeirante se desenvolveu em áreas das antigas fazendas Bananal, Vicente Pires e Gama. Os lotes eram cedidos em regime de comodato e deveriam ser devolvidos à Novacap, o que reforça o caráter inicialmente temporário da ocupação. Ainda assim, em 1957, a região já contava com armazéns, restaurantes, hotéis, escolas, cinema e igrejas, entre elas a histórica São João Bosco, onde o pároco Padre Roque Viliati se destacou pelo trabalho comunitário.
Embora estivesse previsto para ser desmontado após a inauguração de Brasília, um movimento popular garantiu sua permanência, transformando a Cidade Livre em cidade-satélite e preservando sua forte identidade cultural e histórica. Hoje, o Núcleo Bandeirante é a Região Administrativa VIII, com mais de 24 mil habitantes.