Vice-Governadora Celina Leão Discute os Desafios da Democracia no Fórum de Lisboa

Vice-Governadora Celina Leão Discute os Desafios da Democracia no Fórum de Lisboa

Por: Poliane Ketlen

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), destacou os desafios e a importância da democracia em uma participação exclusiva no Fórum de Lisboa. O evento, em sua 12ª edição, tem como tema “Avanços e Recuos da Globalização e as Novas Fronteiras: Transformações Jurídicas, Políticas, Econômicas, Socioambientais e Digitais” e ocorre até sexta-feira (28) na Universidade de Lisboa.

A Importância do Diálogo no Parlamento

Durante sua fala, Celina Leão enfatizou o papel fundamental do parlamento como um espaço para o diálogo e construção de consensos. Segundo a vice-governadora, o parlamento deve ser visto como “a casa do diálogo”, onde as discussões devem ser mediadas para refletir a diversidade de pensamentos e opiniões.

“Eu acho que o parlamento é a casa do diálogo, é lá que precisa ser construído o diálogo, e muitas vezes, quando não se pauta um tema, é porque não se tem consenso sobre aquele assunto. Então isso é também uma decisão do parlamento,” afirmou Celina Leão.

Democracia e a Construção de Consensos

Celina Leão ressaltou a importância do respeito às diferentes ideologias, sejam elas de direita, esquerda, ou centro. Para ela, a construção democrática se baseia na diversidade de opiniões e na escolha da população sobre quem ocupará os cargos de liderança.

“Essa construção de diálogo entre minoria e maioria é algo normal e natural na democracia. O mundo inteiro vive essa construção ideológica, e isso deve ser respeitado. A população decide quem vai ocupar a presidência da República e o parlamento. Essa construção precisa de uma atenção muito especial dos presidentes das instituições.”

Interação entre Poderes e Desafios Legislativos

A vice-governadora mencionou a interação entre o legislativo e o judiciário, exemplificando com a discussão sobre a desoneração da folha de pagamento. Esse tema chegou ao Supremo Tribunal Federal, que, ao dialogar com o legislativo, decidiu não avançar na discussão por considerar uma invasão de competência.

“Como o tema da desoneração da folha. Foi um tema que chegou ao Supremo, mas o Supremo fez um diálogo com o legislativo e não discutiram sobre aquilo porque achavam que havia uma invasão de competência.”

Reflexões Sobre a Globalização e Novas Fronteiras

O Fórum de Lisboa proporciona um espaço de reflexão sobre os impactos da globalização e as novas fronteiras que surgem nas áreas jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais. A participação de Celina Leão contribuiu para as discussões ao trazer uma perspectiva sobre a necessidade de diálogo e consenso no processo legislativo e democrático.

Publicar comentário