Por: Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) entregou nesta quarta-feira (6) o mais novo Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) em Taguatinga. Batizado de Cepi Asa Branca, o espaço atenderá 188 crianças de 4 meses a 3 anos em tempo integral, localizada no Setor J Norte, recebeu um investimento superior a R$ 6 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do GDF. A construção foi executada por empresa contratada pela Novacap para reforçar a rede da Secretaria de Educação do DF (SEEDF).
Durante a cerimônia simbólica de inauguração, o governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso do governo com a educação infantil e o combate à fila por vagas em creches públicas. ““Para a gente, é um momento de muita alegria. Nós assumimos um desafio muito forte em janeiro de 2019, quando tínhamos cerca de 26 mil crianças fora das creches. Hoje, nós temos menos de 2,5 mil e até dezembro esperamos estar com a fila zerada no DF””, afirmou. Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, além do Cepi Asa Branca, o GDF já conta com nove unidades prontas para inauguração, sete em processo licitatório e 33 em fase de projeto.
Além da ampliação da rede física, o governador anunciou a criação de uma bolsa para estudantes da rede pública aprovados em universidades de fora do DF por meio do Enem, para ajudar as famílias no custeio de despesas com moradia e transporte. “Vamos criar uma bolsa para cada aluno, para que possamos ajudar no custeio das famílias. Porque a grande maioria está passando graças às melhorias do ensino e tem a oportunidade de estudar numa boa universidade. Temos que pensar na educação integral, desde a pequena idade até a universidade.”, declarou.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância da nova unidade para as famílias de Taguatinga: “A inauguração do Cepi Asa Branca faz parte do esforço deste GDF para fortalecer a educação infantil no Distrito Federal, ampliando o acesso ao ensino de qualidade e o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida. Além disso, é uma tranquilidade, especialmente, para as mães que podem trabalhar sabendo que seus filhos estão bem-cuidados e assistidos”, disse.
A secretária Hélvia Paranaguá também pontuou a função social das creches públicas. “É o primeiro momento que a criança vai ter contato com os colegas, porque a escola, além de ofertar aos estudantes a aprendizagem pelas disciplinas, é um ambiente de socialização. A criança aprende a ter limites, a trabalhar em grupo. É todo um trabalho que vem sendo feito na formação desses futuros cidadãos. A mãe vai trabalhar com tranquilidade porque a criança fica 10 horas assistida no espaço, com insumos, uniforme e cinco refeições. Ela vai para casa com banho tomado e alimentada, só para dormir”, afirmou.
Ela também destacou o novo manual de critérios para distribuição de vagas, elaborado a partir de recomendação do Ministério Público do DF (MPDFT), que prioriza filhos de mulheres vítimas de feminicídio, pessoas em situação de rua e outros grupos vulneráveis. A regra agora permite apenas três recusas de vagas, o que agiliza o andamento da fila.
Estrutura moderna e completa:
Com área construída de 1.311,97 m² em um lote de 7.200 m², o Cepi Asa Branca segue o modelo Tipo 1 do FNDE e conta com dois blocos principais (A e B), interligados por circulação coberta, além de pátio interno, playground, jardins, castelo d’água e estacionamento.
- Bloco A abriga espaços administrativos e operacionais, como secretaria, sala de professores, direção, almoxarifado, sanitários, lavanderia, refeitório, cozinha, lactário, salas de amamentação, salas para berçário I e II (crianças até 11 meses), solários, copa, rouparia, e depósito de material de limpeza.
- Bloco B é voltado ao atendimento pedagógico, com salas para Maternal I e II (crianças de 1 a quase 4 anos), quatro salas da pré-escola (crianças de até 5 anos e 11 meses), sanitários infantis, sanitários para professores, solários e sala multiúso.
O playground externo é equipado com brinquedos voltados ao desenvolvimento motor e sensorial das crianças. Já o estacionamento conta com 18 vagas para carros (incluindo espaço reservado para PcD, idosos e embarque/desembarque), além de 12 vagas para bicicletas e dez para motos.
Gestão humanizada:
A gestão do Cepi Asa Branca está sob responsabilidade da organização sem fins lucrativos Lar da Criança Padre Cícero, com mais de 40 anos de atuação em Taguatinga. A presidente da entidade, Maria Meire Costa, celebrou a inauguração: “O lar está há mais de 40 anos em Taguatinga e essa é a nossa quarta unidade. Fazemos esse trabalho para as mães irem trabalhar e estudar, tendo apoio nos cuidados e no desenvolvimento das crianças, que é o mais importante de tudo, com muito amor”, declarou.
Com a entrega do Cepi Asa Branca, o GDF reforça sua política de valorização da educação infantil, priorizando não apenas o acesso ao ensino, mas também o acolhimento e o bem-estar das crianças e suas famílias, garantindo um início de vida escolar digno, seguro e repleto de oportunidades.
*Informações da Agência Brasília
Leave a Reply
Cancelar resposta