Em meio as polêmicas em torno da participação do presidente Lula em um evento do SBT e o rompimento de Zezé di Camargo com o canal, Daniela Beyruti, presidente da emissora e filha de Silvio Santos, publicou uma carta escrita pelo pai em 1988. O texto foi endereçado aos funcionários do canal paulista.
No texto, postado por Daniela nesse domingo (14/12), Silvio Santos fala sobre os princípios editorias do canal. Em certo trecho, ele afirma que o canal será “incorruptível e honesto”.
“RESPEITABILIDADE – devemos conquistar o respeito de nosso público dando as coisas certas. Seremos incorruptíveis e honestos”, diz. Em outro trecho, Silvio exige: “ISENÇÃO – ouvir sempre os dois lados, frente e verso de uma informação. Nenhuma pessoa será culpada antes que a Justiça assim o diga”.
O texto foi postado por Daniela após o lançamento do canal SBT News, que gerou toda a polêmica em torno da emissora. “Seguimos esses princípios para direcionar nosso jornalismo na TV aberta e no SBT News, que estreia esta segunda-feira”, diz.
Veja o texto completo:

Polêmica no SBT
O SBT é alvo de críticas após o presidente Lula e outras autoridades políticas comparecerem ao canal para o lançamento do SBT News. O assunto ganhou força quando Zezé di Camargo pediu que o SBT não transmitisse o seu especial de Natal e rompeu a relação com a emissora.
“Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias, na inauguração do SBT News. E juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém, eu peço que o Brasil se saia da melhor forma possível. Torço pelo povo brasileiro porque eu vivo e dependo do povo brasileiro. Mas, diante da situação que eu vi, das pessoas mudando totalmente a maneira de pensar, principalmente das filhas do Silvio Santos, pensando totalmente diferente do que o pai pensava…”, afirmou o cantor.
O SBT não atendeu ao pedido, e confirmou ao Metrópoles que vai manter a transmissão do programa. O quadro vai ao ar nesta quarta-feira (17/12), após o Programa do Ratinho.
O que diz o SBT
Daniela se manifestou dizendo que a família foi “alvo de críticas” e que eles querem combater “a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto”.
“Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos”, pontuou Daniela na nota.
Veja a nota do SBT na íntegra:
“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.
Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.
Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.
O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.
Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.
Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.
A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”