Home Noticias DF Servidores da rede pública do DF recebem capacitação em saúde mental

Servidores da rede pública do DF recebem capacitação em saúde mental

Servidores da rede pública do DF recebem capacitação em saúde mental


27/03/2025 às 09:36, atualizado em 27/03/2025 às 09:39

Iniciativa visa a melhorar o atendimento na Atenção Primária e ampliar a rede de cuidados na capital federal

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Caraballo

Com 274 servidores inscritos da Secretaria de Saúde (SES-DF), o projeto Maps capacitou profissionais da Atenção Primária na ampliação do acesso aos cuidados em saúde mental. O encerramento das atividades, na terça-feira (25), na Escola de Governo (Egov), marcou a conclusão de dois cursos voltados para o fortalecimento da assistência à população.

54410280373_d1c796756c_o-1 Servidores da rede pública do DF recebem capacitação em saúde mental

Projeto Maps visa a capacitar profissionais da Atenção Primária para ampliar o acesso aos cuidados em saúde mental nas equipes de Saúde da Família | Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, destaca a importância do investimento em capacitação para os servidores: “O Maps reflete nossa prioridade em qualificar os profissionais da rede e promover uma transformação no atendimento à saúde mental”.

O projeto Maps, desenvolvido em parceria com a Unicamp e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi dividido em duas fases: Maps 1, focado na implementação do apoio matricial nas regiões de Saúde do DF, e Maps 2, um curso de capacitação em saúde mental para os servidores da Atenção Primária.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo, celebrou os resultados alcançados: “Este curso envolveu profissionais de diferentes níveis. E a parceria entre a Coordenação de Atenção Primária e a nova Subsecretaria de Saúde Mental  fortalece ainda mais o projeto e a assistência”.

O Maps proporcionou a elaboração de planos regionais de matriciamento que visam a integrar os serviços locais e fortalecer o cuidado dos pacientes com o apoio de equipes multiprofissionais e dispositivos de saúde mental.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here