Home Noticias DF Reunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica

Reunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica

Reunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica


Na manhã desta terça-feira (1º/4), foi realizada uma reunião na sede da Universidade do Distrito Federal (UnDF) para ampliar o acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica assinado nesta segunda-feira (31/3) pelo governador Ibaneis Rocha. O acordo entre o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa) prevê ações conjuntas para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas, capacitação técnica de servidores do GDF e aprofundar o processo de formulação e avaliação de políticas públicas com base em evidências.

UnDF-foto Reunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica

Gestores de órgãos do GDF discutem, na UnDF, desdobramentos do acordo de cooperação técnica assinado pelo governador Ibaneis Rocha com a Universidade de Lisboa | Foto: Divulgação/IPEDF

A reunião contou com a presença do secretário de Economia, Ney Ferraz; da reitora da UnDF, Simone Benck; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior; do diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino; da diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, Marcela Machado; do presidente do ISCSP da ULisboa, Ricardo Ramos Pinto, e do professor Joaquim Croca Caeiro (ULisboa).

“O governador Ibaneis tirou do papel a criação da universidade distrital e, agora, busca com esse acordo de cooperação junto a Universidade de Lisboa uma grande troca de experiência para a comunidade acadêmica do DF”, avalia o secretário de Economia, Ney Ferraz. “Já fui professor universitário e sei o quanto esses acordos de cooperação podem agregar ao dia a dia dos nossos alunos, refletindo inclusive na gestão pública local”, acrescenta.

“A nossa intenção é promover a troca de experiências entre as instituições, trazendo à pauta a realização de intercâmbios e, dessa forma, estabelecer novas parcerias, ampliando os estudos nas áreas sociais, dentre elas, a de políticas públicas, visando contribuir para a melhoria da gestão pública”, destacou Manoel Clementino, diretor-presidente do IPEDF.

“Nós temos toda a disposição e interesse em fazer com que esse acordo ganhe forma e robustez, promovendo a capacitação dos servidores e fortalecendo a troca de experiências”, ressaltou a reitora Simone Benck.

Para Marco Antônio Costa Júnior, a participação da FAPDF no acordo é um passo estratégico para ampliar a conexão entre acadêmicos e gestores públicos. “A FAPDF tem uma relação direta com os pesquisadores e com o ecossistema de CTI do Distrito Federal. Nosso papel será fundamental para fomentar projetos que contribuam para a melhoria das políticas públicas por meio da ciência e da inovação”, destacou.

*Com informações do IPEDF

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here