A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), responsável pela coordenação do Conselho de Governança Pública do DF (CGov), realizou, nessa segunda-feira (16), a 12ª reunião do Conselho, com destaque para o tema Boas Práticas de Governança. Nessa edição, Casa Civil e Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) tiveram a oportunidade de apresentar os resultados dos trabalhos realizados em relação ao tema. No encontro anterior, a Controladoria havia apresentado o trabalho realizado.
O Conselho tem o papel de assessorar o governador na implementação de políticas de governança e compliance/integridade e é responsável por definir diretrizes e estratégias para a aplicação da governança em todo o GDF.
O controlador-geral do DF, Daniel Lima, destacou que a CGDF tem atuado com uma abordagem preventiva e pedagógica. “Investimos em auditorias proativas, monitoramento contínuo e transparência, buscando identificar não apenas os riscos, mas também oportunidades para aprimorar os processos. Nossas ações ajudam a criar ambientes mais seguros para a tomada de decisão, permitindo que os gestores atuem com confiança e segurança jurídica”, destacou.
Um exemplo dado pelo controlador do trabalho da Controladoria é o incentivo à implementação de programas de integridade em órgãos e entidades do DF. Essas iniciativas têm sido fundamentais para fomentar uma cultura ética e de responsabilidade, além de prevenir práticas ilícitas.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, reforçou a importância do CGov para a administração pública do DF. “Este Conselho é fundamental para o avanço das políticas públicas. Um exemplo disso é o programa Brasil Alfabetizado. Somos o único estado a ter um programa próprio de alfabetização na idade certa, desenvolvido pela nossa própria rede e com profissionais de excelência. Isso é motivo de muito orgulho.”
Resultados
Luana Pillar, assessora especial da Secretaria Executiva de Gestão Estratégica da Casa Civil, apresentou as boas práticas de governança e destacou o planejamento estratégico e as análises de riscos no processo de governabilidade. “Elaboramos um planejamento na Casa Civil para o período de 2024 a 2027. Até o momento, já concluímos 16% das iniciativas e temos mais de 40% em andamento. Acreditamos que as metas estabelecidas serão alcançadas dentro do prazo previsto, até o fim do período”.
O chefe da assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da SSP/DF, Ivan Siqueira, enfatizou a importância da integração entre os órgãos para garantir resultados e destacou a posição da segurança pública do Distrito Federal no Brasil: “O DF é a segunda capital mais segura do país. Não há outra capital com três milhões de habitantes que apresente esses indicadores. A Polícia Civil, por exemplo, possui um índice de elucidação de crimes de 80%, é a melhor do país”.
Os encontros do CGov são realizados mensalmente e a próxima reunião está prevista para o dia 27 de janeiro de 2025.
*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)