RenovaDF chega a mil equipamentos públicos reformados em Ceilândia e transforma vidas por meio da qualificação profissional

Por: Kelven Andrade

Quem passa por Ceilândia já se acostumou a ver grupos uniformizados de azul trabalhando na recuperação de calçadas, quadras esportivas, parques e pontos de encontro comunitários. São os participantes do RenovaDF, programa que, além de revitalizar a cidade, tem mudado a realidade de milhares de pessoas. A região acaba de alcançar uma marca histórica: mais de mil equipamentos públicos reformados.

O feito tem um significado especial para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ivan Alves. “É uma satisfação muito grande, para a gente que concebeu esse projeto, dizer que Ceilândia atingiu mil equipamentos. É a nossa maior cidade, onde os equipamentos públicos estavam deteriorados. E a gente entrou lá e, agora, alcançamos essa marca”, destacou. Desde então, o programa já passou por 31 das 35 regiões administrativas do DF, reformando mais de 2,7 mil espaços.

54714051193_fb1ee8fd25_c RenovaDF chega a mil equipamentos públicos reformados em Ceilândia e transforma vidas por meio da qualificação profissional

Mas o RenovaDF vai além da melhoria urbana. Seu principal objetivo é abrir portas para quem mais precisa, oferecendo qualificação profissional e renda. Os alunos recebem treinamento na área da construção civil, com certificado emitido pelo Senai-DF, além de uma bolsa no valor de um salário mínimo, uniforme e lanche. O curso dura três meses e, ao final, os 30% com melhor desempenho podem fazer estágio remunerado.

O RenovaDF também quebra paradigmas. Hoje, 68% dos participantes são mulheres, muitas delas desafiando preconceitos no setor da construção civil. É o caso de Débora Ramos, 28 anos, que aprendeu solda, pintura e manutenção de alambrados. “Até então, o povo me amedrontava, falava que era um serviço para homens… Mas o programa me trouxe várias oportunidades. Uma mulher é julgada de várias formas, mas eu sei que nós somos capazes de tudo. E, por meio do Renova, eu consegui fazer solda, mexer com pintura, mexer com alambrado, mexer com coisas que, para o homem, a mulher é incapaz [de fazer]”, afirmou.

54714180620_fe080db354_c RenovaDF chega a mil equipamentos públicos reformados em Ceilândia e transforma vidas por meio da qualificação profissional

A política pública reserva ainda vagas para pessoas em situação de rua e garante encaminhamento para vagas de emprego ou cursos de aperfeiçoamento após a conclusão. Só em 2025, foram abertas 2,5 mil vagas no segundo ciclo e o terceiro já está com os selecionados definidos. Um quarto ciclo deve ser lançado ainda este ano.

Para Ivan Alves, o sucesso do programa está no equilíbrio entre benefício imediato à cidade e impacto duradouro na vida dos participantes. “O Renova e todos os programas que a gente tem de qualificação profissional têm propiciado que a gente bata recorde em cima de recorde no número de carteiras de trabalho assinadas. Nós comemoramos recentemente mais de um milhão de carteiras assinadas no DF, e isso é uma grata satisfação pelo trabalho que a gente vem fazendo”, reforçou.

Com resultados expressivos e adesão crescente, o RenovaDF se consolida como uma política pública perene, que une desenvolvimento urbano, inclusão social e geração de oportunidades no Distrito Federal.

*Com informações da Agência Brasília

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *