Projeto “Defensoria nas Escolas” terá edição especial no Plano Piloto nesta quinta (7)

Por: Kelven Andrade

Nesta quinta-feira (7), das 9h às 16h, o projeto Defensoria nas Escolas realiza uma edição extra no Centro de Ensino Médio Setor Leste, na 611/612 Sul, no Plano Piloto. A iniciativa, promovida pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em parceria com a Secretaria de Educação (SEEDF), será acompanhada pela comissão julgadora da 22ª edição do Prêmio Innovare, uma das mais importantes premiações do sistema de Justiça brasileiro.

Criado com o objetivo de fortalecer a cidadania e promover a educação em direitos dentro das escolas públicas, o projeto já impactou quase dez mil estudantes, familiares, diretores e gestores em nove edições realizadas em diversas regiões do DF, como Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Sobradinho, Riacho Fundo, São Sebastião e Recanto das Emas. A meta é alcançar todas as regiões administrativas até o final de 2025.

Segundo o defensor público-geral substituto, Fabrício Rodrigues, a visita da comissão do Prêmio Innovare representa o reconhecimento da proposta inovadora. “A edição extra do projeto no Plano Piloto é uma oportunidade de mostrarmos, na prática, como a educação em direitos e a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante transformam realidades desde a base, que é a escola “A edição extra do projeto Defensoria nas Escolas no Plano Piloto é uma oportunidade de mostrarmos, na prática, como a educação em direitos e a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante disponível dentro da unidade escolar transformam realidades”, destacou.

Uma das alunas impactadas pelo projeto é Rafaela Oliveira Souza, estudante do segundo ano do ensino médio do Setor Leste. Ela participou de todas as palestras da primeira edição no colégio e relatou que desconhecia seus próprios direitos. “Participar do Defensoria nas Escolas me fez entender que posso buscar ajuda, proteger-me e também ajudar outras pessoas ao meu redor. As palestras educativas ministradas pelo Defensores Públicos são muito importantes para aprendermos sobre os nossos direitos e deveres”, agradeceu.

Lançado em abril de 2024, no CEM 1 de Planaltina, o projeto alia atendimento jurídico gratuito, por meio da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante, a encontros educativos sobre direitos e deveres, realizados por defensores públicos e equipes da Subsecretaria de Atividade Psicossocial da DPDF.

Além da promoção da cidadania, a iniciativa busca inovar o acesso à Justiça ao realizar busca ativa por famílias com crianças e adolescentes sem registro de paternidade, a partir das informações fornecidas pelas escolas. O objetivo é oferecer atendimento jurídico diretamente a essas famílias, rompendo com o modelo tradicional, que depende da procura espontânea por parte da população.

*Informações da Agência Brasília

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *