
Brasília, DF – A luta contra o câncer de mama ganhou um reforço significativo no Distrito Federal. O Deputado Distrital Robério Negreiros destacou a importância de políticas públicas permanentes que priorizem a prevenção e o diagnóstico precoce, alertando que essas medidas são cruciais para salvar vidas.
“Precisamos sempre reforçar que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama podem salvar vidas, e essa deve ser uma prioridade permanente em nossas políticas públicas”, afirmou o Deputado.
Robério Negreiros revelou que, durante seu mandato, tem ouvido ativamente mulheres sobre os desafios no acesso a exames, tratamentos e, principalmente, ao acolhimento na rede pública. Essas histórias inspiraram a criação de uma legislação focada em reduzir as barreiras de acesso.
Lei Garante Prioridade em Mamografias
Como resultado desse compromisso, foi criada a Lei 7.237/23. A nova legislação estabelece prioridade na realização de exames de mamografia na rede pública de saúde para mulheres que se enquadram em grupos de maior risco.
De acordo com a Lei, terão prioridade as mulheres a partir de 40 anos que apresentarem:
- Histórico familiar de câncer de mama;
- A presença de nódulos.
A Lei 7.237/23 é uma conquista que representa o compromisso do mandato com a saúde das mulheres do DF, focando em antecipar o diagnóstico em pacientes com predisposição e oferecendo um apoio mais rápido e eficiente.