Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação


Estudantes exploram técnicas e conceitos artísticos na prática por meio de produções próprias

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Oficina-de-arte-tridimensional-estimula-criatividade-e-experimentacao-no-CEDLAN-foto-1-300x200 Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação

A oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

O ensino da arte desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, contribuindo não apenas para a ampliação do repertório cultural e para a preparação para vestibulares, mas também para o desenvolvimento cognitivo, sensível e criativo. Pensando nisso, o Centro Educacional do Lago Norte (CEDLAN) oferece, no contraturno das aulas, uma oficina de arte tridimensional que alia teoria e prática para enriquecer a experiência artística dos alunos.

 

A iniciativa é conduzida pela professora de artes Nuára Visintin. O projeto surgiu com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre arte e estimular a experimentação, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente com processos criativos. Os encontros ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras, proporcionando um espaço dedicado à expressão artística e ao aprimoramento das habilidades manuais.

Oficina-de-arte-tridimensional-estimula-criatividade-e-experimentacao-no-CEDLAN-foto-capa-300x200 Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação

A oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Na oficina, os estudantes têm a oportunidade de explorar a arte tridimensional por meio de diferentes materiais e técnicas. Obras de referência, como as do renomado artista Amilcar de Castro, são estudadas para compreender princípios fundamentais da escultura, como cortes e dobras que promovem a autossustentação e o equilíbrio estrutural das peças.

 

Esses conceitos não apenas enriquecem o aprendizado em artes, mas também incentivam reflexões aplicáveis a diversas áreas do conhecimento, fortalecendo a criatividade e o pensamento crítico.

 

A oficina contribui, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades espaciais e para a percepção estética dos participantes.

 

“Se a gente faz uma base de sustentação muito fina para uma área maior em cima, a tendência é cair. Quando formos produzir algo tridimensional, lembrem-se da relação entre peso e equilíbrio, entre espaço e estabilidade. Lembrem-se também das relações entre corte e dobra, pois esses princípios podem nos ajudar em diversas circunstâncias. Às vezes, apenas com um corte e uma dobra, conseguimos manter estruturas de pé“, destaca a professora Nuára aos estudantes.

 

Educação Integral

 

tridimensional-foto-2-300x200 Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação

A oficina busca, sempre que possível, vincular o aprendizado artístico a conteúdos importantes exigidos em provas como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A iniciativa tem sido bem recebida pela comunidade escolar e consolida o CEDLAN como um espaço de incentivo à cultura e à formação integral dos estudantes. O projeto foi um dos 25 selecionados, por meio de edital de chamamento, para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.

 

Estes serão divulgados semanalmente no site e no Instagram da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo é valorizar e incentivar a propagação dos melhores projetos das unidades escolares que ofertam a Educação em Tempo Integral (ETI).

 

Na escola, a oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês.

 



Source link

jornalismodigitaldf.com.br

Writer & Blogger

Related Posts:

  • All Post
  • ADM DO CRUZEIRO
  • Administrações
  • ALCEU PRESTES
  • Architecture
  • Business
  • CELINA LEÃO
  • Cidades
  • DALVAN
  • Decorating
  • Delmo Menezes
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO DISTRITAL EDUARDO PEDROSA
  • DEPUTADO DISTRITAL HERMETO
  • DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE
  • DEPUTADO PEPA
  • Deputado Roberio Negreiros
  • deputado Rodrigo Delmasso,
  • Design
  • Doutora Jane
  • ECONONIA
  • EDUARDO PEDROSA
  • Educação
  • EDUCAÇÃO
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Fashion
  • Featured
  • FRED LINHARES
  • Gadgets
  • Governo Federal
  • GUILHERME SIGMARINGA
  • GUSTAVO AIRES
  • Health & Fitness
  • IGES DF
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Joana D'arc
  • JOAQUIM RORIZ NETO
  • JOAQUIN RORIZ
  • JOSÉ HUMBERTO
  • Lifestyle
  • Marcela Passamani
  • Meio Ambiente
  • Mobile Phones
  • Mundo
  • Music
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Photography
  • Política
  • Racing
  • Rafael Prudente
  • Reviews
  • SAUDE
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • SEJUS
  • SLU
  • Sport
  • Technology
  • Turismo
  • Video
    •   Back
    • Interiors
    • Make it Modern
    •   Back
    • New Look
    • Street Fashion
    • Style Hunter
    • Vogue
    •   Back
    • Recipes
    • Travel

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Suppose warrant general natural. Delightful met sufficient projection.
Decisively everything principles if preference do impression of.
fogo cruzado painel da mídia comunica df df federal chumbo grosso samambaia on line boca do povo comunica df noticias quentes df e entorno