Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação


Estudantes exploram técnicas e conceitos artísticos na prática por meio de produções próprias

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

Oficina-de-arte-tridimensional-estimula-criatividade-e-experimentacao-no-CEDLAN-foto-1-300x200 Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação

A oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

O ensino da arte desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, contribuindo não apenas para a ampliação do repertório cultural e para a preparação para vestibulares, mas também para o desenvolvimento cognitivo, sensível e criativo. Pensando nisso, o Centro Educacional do Lago Norte (CEDLAN) oferece, no contraturno das aulas, uma oficina de arte tridimensional que alia teoria e prática para enriquecer a experiência artística dos alunos.

 

A iniciativa é conduzida pela professora de artes Nuára Visintin. O projeto surgiu com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre arte e estimular a experimentação, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente com processos criativos. Os encontros ocorrem às segundas, terças e quintas-feiras, proporcionando um espaço dedicado à expressão artística e ao aprimoramento das habilidades manuais.

Oficina-de-arte-tridimensional-estimula-criatividade-e-experimentacao-no-CEDLAN-foto-capa-300x200 Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação

A oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

Na oficina, os estudantes têm a oportunidade de explorar a arte tridimensional por meio de diferentes materiais e técnicas. Obras de referência, como as do renomado artista Amilcar de Castro, são estudadas para compreender princípios fundamentais da escultura, como cortes e dobras que promovem a autossustentação e o equilíbrio estrutural das peças.

 

Esses conceitos não apenas enriquecem o aprendizado em artes, mas também incentivam reflexões aplicáveis a diversas áreas do conhecimento, fortalecendo a criatividade e o pensamento crítico.

 

A oficina contribui, por exemplo, para o desenvolvimento de habilidades espaciais e para a percepção estética dos participantes.

 

“Se a gente faz uma base de sustentação muito fina para uma área maior em cima, a tendência é cair. Quando formos produzir algo tridimensional, lembrem-se da relação entre peso e equilíbrio, entre espaço e estabilidade. Lembrem-se também das relações entre corte e dobra, pois esses princípios podem nos ajudar em diversas circunstâncias. Às vezes, apenas com um corte e uma dobra, conseguimos manter estruturas de pé“, destaca a professora Nuára aos estudantes.

 

Educação Integral

 

tridimensional-foto-2-300x200 Oficina de arte tridimensional estimula criatividade e experimentação no CEDLAN – Secretaria de Estado de Educação

A oficina busca, sempre que possível, vincular o aprendizado artístico a conteúdos importantes exigidos em provas como o Programa de Avaliação Seriada (PAS) | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.

 

A iniciativa tem sido bem recebida pela comunidade escolar e consolida o CEDLAN como um espaço de incentivo à cultura e à formação integral dos estudantes. O projeto foi um dos 25 selecionados, por meio de edital de chamamento, para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral.

 

Estes serão divulgados semanalmente no site e no Instagram da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo é valorizar e incentivar a propagação dos melhores projetos das unidades escolares que ofertam a Educação em Tempo Integral (ETI).

 

Na escola, a oficina de arte tridimensional é uma das atividades oferecidas aos estudantes, que também contam com outras opções como desenho geométrico, robótica avançada e três níveis de francês.

 



Source link

jornalismodigitaldf.com.br

Writer & Blogger

Related Posts:

  • All Post
  • Administrações
  • Cidades
  • DALVAN
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO DISTRITAL EDUARDO PEDROSA
  • DEPUTADO DISTRITAL HERMETO
  • DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE
  • DEPUTADO PEPA
  • Deputado Roberio Negreiros
  • Doutora Jane
  • ECONONIA
  • EDUARDO PEDROSA
  • EDUCAÇÃO
  • Educação
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Governo Federal
  • GUSTAVO AIRES
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Política
  • Rafael Prudente
  • SAUDE
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • SLU
  • Turismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Suppose warrant general natural. Delightful met sufficient projection.
Decisively everything principles if preference do impression of.