Saúde de Lula, Nova Indústria Brasil com investimento de R$ 468 bil para descarbonização; mobilização contra a dengue e Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural marcaram a semana
Nesta semana, a saúde do presidente esteve em foco. Lula passou por uma cirurgia de emergência na última terça-feira (10/12) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro, e segue internado Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Mas já adiantando que está “firme e forte” e que já 2025 chegando com “muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo“. A expectativa é que o presidente receba alta no início da próxima semana.
Além disso, foram anunciadas as metas da Missão 5 da Nova Indústria Brasil, que contará com R$ 468,38 bilhões entre investimentos privados e públicos do governo federal e do setor produtivo para bioeconomia e descarbonização. E sábado (14/12) é Dia D de mobilização contra a dengue. A iniciativa reúne o Governo Federal, estados, municípios e a população para conter o mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya, com ações simples e eficazes para conter a proliferação do mosquito.
A semana teve ainda o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural tem como objetivo articular políticas públicas para promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais, com foco na sucessão familiar e na melhoria da qualidade de vida das juventudes que vivem no campo, nas águas e nas florestas. A criação do plano é uma resposta às demandas históricas dessas juventudes, que buscam melhores condições de vida e a permanência no meio rural.
Assista à edição desta sexta, 13 de dezembro