O funcionamento irregular do intestino é um dos principais alertas de que algo não está certo com o corpo. Além da alimentação incorreta, estresse, sedentarismo, desidratação e alterações hormonais podem “prender” o intestino, endurecendo as fezes e dificultando a evacuação.
Para ajudar o trânsito intestinal a funcionar melhor, alguns chás simples têm benefícios que podem ser aproveitados. Um deles é o chá de ruibarbo, uma planta asiática versátil que é conhecida por ser rica em fibras e estimular o movimento do intestino, sendo um laxante natural.
“O chá de ruibarbo é tradicionalmente utilizado para auxiliar o funcionamento intestinal, especialmente em casos de constipação ocasional. Também pode contribuir para a redução de gases e sensação de estufamento. Seu uso é pontual e funcional, não terapêutico de longo prazo”, explica o nutricionista Fernando Castro.
Ação no intestino
O ruibarbo também é rico em luteína, que protege o organismo dos radicais livres, e tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a combater infecções e inflamações.
O nutricionista explica que a planta contém compostos chamados antraquinonas, que estimulam a motilidade do intestino grosso, aumentando as contrações intestinais e favorecendo a evacuação. A ação acontece principalmente no cólon.
“As antraquinonas estimulam a parede intestinal, aumentando o peristaltismo e reduzindo a absorção de água pelas fezes, o que facilita sua eliminação. Por isso, o efeito não é imediato e costuma ocorrer algumas horas após o consumo”, ensina.
Porém, é preciso prestar atenção na planta antes de consumí-la: o caule é saudável, mas as folhas são tóxicas e não devem ser ingeridas.
“O cozimento do ruibarbo reduz o seu teor de ácido oxálico em cerca de 30 a 87%. Além disso, o ideal é armazená-lo à temperatura ambiente para evitar que esta substância migre das suas folhas para o caule, o que pode ser prejudicial”, indica a nutricionista Cibele Santos.

Como preparar o chá de ruibarbo
Ingredientes:
- 200 ml de água;
- 1 colher de chá de talos de ruibarbo picados.
Modo de preparo:
Em uma panela, leve a água e os talos de ruibarbo ao fogo alto até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Coe antes de servir. O chá pode ser consumido quente ou frio, preferencialmente sem adição de açúcar.
Contraindicações da bebida
O uso da bebida não deve ser feito de maneira contínua e nem prolongada. Gestantes, lactantes, crianças, pessoas com doenças inflamatórias intestinais, obstrução intestinal, insuficiência renal ou histórico de distúrbios eletrolíticos não devem tomar o chá.
“O uso excessivo pode causar cólicas, desidratação e perda de minerais”, alerta Fernando.
O nutricionista explica que o uso frequente também pode tornar o intestino dependente dos estímulos laxativos. O chá de ruibarbo não deve ser usado como estratégia de emagrecimento e nem combinado com outros laxantes.
Se a constipação for recorrente, Fernando recomenda focar em alimentação adequada, com ingestão de fibras, hidratação correta e ajuste do estilo de vida.