Todos os nutrientes são muito importantes, mas alguns têm maior impacto na saúde quando estão abaixo do nível ideal no organismo. Por isso, é muito importante não apenas aproveitar os benefícios do magnésio, como também ficar atento pela sua necessidade no organismo.
Entre outras coisas, ele é responsável pela regulação do cálcio, produção de energia e o equilíbrio das funções celulares, sua deficiência pode desencadear sintomas que vão desde cãibras até hipertensão, má circulação e problemas cardíacos. Para ter uma boa quantidade deste nutriente no corpo, é essencial que o seu cardápio seja reforçado com alimentos ricos neste mineral, e em alguns casos deve-se recorrer à suplementação.
Magnésio, o rei dos minerais
O magnésio está entre os quatro sais minerais mais importantes para nossa saúde, ele é indispensável em diversos processos do organismo. Também está relacionado ao bom funcionamento dos nervos e dos músculos, desempenhando papel relevante sob a contração e relaxamento muscular. Associado até mesmo à saúde cardiovascular, estudos apontam que este mineral seria capaz de regular o ritmo cardíaco e atuar como fator de prevenção de diversos males.

Além disso, é essencial para o equilíbrio nutricional. De acordo com a nutricionista Sinara Menezes, “além de melhorar a absorção da vitamina D, o magnésio auxilia na regulação do cálcio no organismo e sua devida fixação nos ossos”. Logo, conforme explica a profissional da Nature Center, este nutriente também é essencial para quem busca fortalecer a saúde óssea, sendo que sua presença é essencial até mesmo para formação dos dentes.
Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.