Musicalidade e matemática ajudam alunos da rede pública de ensino a dominar conceitos aritméticos


Uma iniciativa educacional demonstra que o ensino de música pode ir além do desenvolvimento artístico, tornando-se uma ferramenta eficaz para o aprendizado de operações básicas de aritmética. Por meio de aulas interdisciplinares que unem teoria musical e matemática, os estudantes do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Buriti Vermelho, localizado na zona rural do Paranoá, aprimoram suas habilidades em adição, subtração, multiplicação e divisão.

Musicalidade-e-matematica-ajuda-alunos-a-dominarem-conceitos-aritmeticos-foto-capa-scaled Musicalidade e matemática ajudam alunos da rede pública de ensino a dominar conceitos aritméticos

Professor de matemática e criador do projeto Música e Matemática, Marco Dourado, com os alunos do CEF Buriti Vermelho | Fotos: Mary Leal/SEEDF

A metodologia do projeto Matemática e Música é simples e eficaz: utilizando elementos da teoria musical, como compassos, ritmos e subdivisões, os alunos são incentivados a compreender frações, padrões numéricos e relações proporcionais. Em uma aula sobre ritmo, por exemplo, os estudantes aprendem a dividir tempos musicais, associando o conceito de frações às batidas e compassos.

“Os conceitos de tempo e duração em música são uma porta de entrada natural para o entendimento de frações e proporções”, explica Marco Dourado, professor de matemática e criador do projeto. “A música, na prática, tem muita matemática. Depois de ensinar a parte teórica da música – componentes, melodia, harmonia, ritmo e notação musical – trabalhamos com instrumentos percussivos adaptados, como baldes e galões. Os alunos acompanham enquanto eu toco o trombone, aliando harmonia e melodia.”

Professores relatam que alunos com dificuldades em matemática mostraram avanços significativos ao aplicarem conceitos numéricos em um contexto musical

Além de frações, a música também ajuda os alunos a desenvolver habilidades de adição e multiplicação ao trabalhar com os diferentes valores das notas musicais. Ao entender que uma semínima, que vale um tempo, é a soma de duas colcheias, os alunos têm a oportunidade de exercitar somas e multiplicações de maneira prática e contextualizada. “É uma maneira divertida de aprender matemática sem perceber”, comenta Marco.

Os resultados do projeto indicam que a interdisciplinaridade é uma poderosa aliada do aprendizado. Professores relatam que alunos com dificuldades em matemática mostraram avanços significativos ao aplicarem conceitos numéricos em um contexto musical, percebendo a matemática de forma mais concreta.

Transformação

Para a aluna Amanda Ferreira, de 11 anos, o aprendizado foi transformador. “Eu não fazia ideia de que matemática tinha a ver com música. Achava difícil, mas com as notas musicais ficou mais fácil. Agora sei dividir o tempo das músicas, as frações e os números”, contou a estudante.

Na avaliação da diretora da escola, Sybele Mendes, essa união da arte com outras disciplinas promove um progresso significativo na aprendizagem. A escola, que atende em média 100 alunos do 6º ao 9º ano, oferece educação integral. Assim, os alunos entram às 7h30 e saem às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Musicalidade-e-matematica-ajuda-alunos-a-dominarem-conceitos-aritmeticos-foto-1-scaled Musicalidade e matemática ajudam alunos da rede pública de ensino a dominar conceitos aritméticos

Nas aulas sobre ritmo, os alunos aprendem a dividir tempos musicais, associando o conceito de frações a batidas e compassos

“Além da parte acadêmica, que os alunos cursam pela manhã com todas as disciplinas regulares, no contraturno temos atividades flexíveis; é quando eles participam de projetos relacionados à base curricular, como o projeto Matemática e Música, criado neste ano”, explicou a diretora.

No projeto, além de aprenderem conceitos teóricos e práticos, os alunos constroem seus próprios instrumentos de percussão, como tambores feitos de baldes e latas, e executam diversas músicas com o acompanhamento do professor responsável.

A estudante Jéssica Gomes, de 13 anos, disse que aprendeu novos estilos musicais. “Eu nunca tinha estudado música antes. Para mim, esse primeiro contato com a teoria musical foi muito legal, porque estou conhecendo mais sobre música, aprendendo a tocar instrumentos percussivos e explorando novos ritmos”, explicou.

O projeto Matemática e Música foi um dos 25 selecionados para compor a 1ª Mostra de Educação em Tempo Integral. As iniciativas escolhidas por meio de edital de chamamento serão divulgadas semanalmente no site e no Instagram da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo é valorizar e incentivar a disseminação dos melhores projetos das unidades escolares que oferecem a Educação em Tempo Integral (ETI).

*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)



Source link

jornalismodigitaldf.com.br

Writer & Blogger

Related Posts:

  • All Post
  • Administrações
  • Apaixonado Por Futebol
  • Cidades
  • COLUNA DO FLUMINENSE
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO PEPA
  • DEPUTADO ROGERIO
  • Distrital
  • Educação
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Federal
  • Governo
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Política
  • Política Federal
  • Rafael Prudente
  • Reflexão
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • Turismo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

About Me

Hello, I'm Brook Pugh

Delightful unreserved impossible few estimating men favourable see entreaties. She propriety immediate was improving.

Popular Posts

  • All Post
  • Administrações
  • Apaixonado Por Futebol
  • Cidades
  • COLUNA DO FLUMINENSE
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO PEPA
  • DEPUTADO ROGERIO
  • Distrital
  • Educação
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Federal
  • Governo
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Política
  • Política Federal
  • Rafael Prudente
  • Reflexão
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • Turismo

Newsletter

JOIN THE FAMILY!

Get a Cookbook with our recipes.

You have been successfully Subscribed! Please Connect to Mailchimp first

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Featured Posts

  • All Post
  • Administrações
  • Apaixonado Por Futebol
  • Cidades
  • COLUNA DO FLUMINENSE
  • DEPUTADA JACKELINE
  • DEPUTADO PEPA
  • DEPUTADO ROGERIO
  • Distrital
  • Educação
  • Entretenimento
  • ESPORTES
  • Famosos
  • Federal
  • Governo
  • Iolando
  • Jaqueline
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Notícias
  • Noticias DF
  • Política
  • Política Federal
  • Rafael Prudente
  • Reflexão
  • SAÚDE
  • Segurança
  • Segurança Pública
  • Turismo

Instagram

Categories

Tags

Edit Template
Suppose warrant general natural. Delightful met sufficient projection.
Decisively everything principles if preference do impression of.