sábado, abril 19, 2025
spot_img
HomeNotíciasMinistra afirma que decisão sobre exploração de petróleo na foz do Rio...

Ministra afirma que decisão sobre exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas vai ser técnica


Marina Silva explica que estudos estão sendo feitos pelo Ibama e que processo está tramitado como se deve em um governo republicano

A decisão que pode possibilitar a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, na região Norte do país, vai levar em conta os estudos realizados por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foi o que afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante o programa Bom Dia, Ministra desta quarta-feira (19/3).


“Esses estudos estão sendo feitos e o Ibama está trabalhando no pedido de licença que foi feito pela Petrobras. Os técnicos estão apresentando o seu parecer. E a decisão será uma decisão técnica, seja para o sim, seja para o não, porque os processos de empreendimento têm a ver com isso. É um processo que ainda não é da retirada do petróleo propriamente dito. É para fazer a prospecção do petróleo. Mas é algo de altíssima complexidade” explicou a ministra


Leia também: Lula sobre petróleo na foz do Amazonas: “Antes de explorar, temos que pesquisar”

O Governo Federal estima que seria possível extrair 10 bilhões de barris de petróleo na área da chamada Margem Equatorial, região que engloba as zonas marítimas da costa do Brasil. Segundo a ministra, as instituições envolvidas devem ser respeitadas.

“Existe uma sala de situação dentro da Casa Civil que discute o tempo todo todos os empreendimentos. De sorte que esse debate, de forma republicana, respeitando a autonomia das instituições públicas, está tramitando como deve tramitar em um governo republicano”, disse a ministra.

Leia também: Brasil é protagonista na agenda climática e vai liderar COP 30 pelo exemplo, afirma Marina Silva

Marina Silva explicou que o Ibama é responsável por emitir licenciamentos ambientais de 30 tipos de empreendimentos, e que atualmente mais de 4 mil processos estão em tramitação.

“O presidente Lula, desde que assumiu, fortaleceu o Ibama, fortaleceu o ICMBio, e nós estamos trabalhando. Na área de petróleo e gás, das mais de 200 licenças que foram dadas, a metade disso é para Petrobras. No caso da Margem Equatorial, é um processo complexo, de altíssimo impacto ambiental. O presidente Lula, com muita sabedoria, no início do governo, mandou que esses projetos de alto impacto ambiental fossem encaminhados para estudos”, afirmou a ministra.



Source link

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments