Mais 111 linhas de ônibus passam a aceitar apenas pagamento por meio eletrônico
Nesta quinta-feira (12), mais 111 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie. São 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas linhas da TCB. Com a medida, serão 262 linhas operando exclusivamente por meio digital.
O sistema de pagamento de passagens por meio eletrônico está sendo implantado de forma gradual. Em 1º de julho, foram inseridas as primeiras 52 linhas; em 15 de agosto, outras 99 integraram o sistema. Com mais 111 linhas integradas nesta quinta-feira (12), o total chega a 28% das linhas – atualmente, 933 linhas de ônibus atendem à população do DF. Nesse período, as emissões do Cartão Mobilidade cresceram 8,6%, com 588 mil unidades contabilizadas até o dia 9 de setembro.
Os usuários do sistema de transporte público que preferem não utilizar cartão e precisam viajar em linhas que não aceitam dinheiro em espécie podem adquirir o bilhete avulso (QR Code), implantado no dia 15 de agosto. Nos primeiros 20 dias, foram comercializados 1.190 bilhetes impressos.
Os bilhetes avulsos podem ser adquiridos nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade, localizados na Rodoviária do Plano Piloto, nas estações do BRT e nas rodoviárias de Brazlândia, Gama, Park Way, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga. As unidades do Na Hora de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e Taguatinga também possuem pontos de comercialização do bilhete avulso e de recarga do cartão.
Além dos locais citados, há 59 conveniências do BRB, três correspondentes bancários e 46 equipes de atendimento volante em diversos terminais e pontos de maior circulação de passageiros. Os endereços estão disponíveis neste link.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade
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