O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) realizou mais uma etapa na formação de seus líderes. Nesta quarta-feira (9), foi realizada a palestra “Liderança Servidora”, ministrada por João Henrique Borges Lima, coordenador de projetos de tecnologia voltados para a gestão de liderança da empresa Ília Digital.
O PDL do IgesDF é uma parceria entre a Gerência Geral de Pessoas (GGPES) e a Diretoria de Ensino e Pesquisa (Diep) para o desenvolvimento dos líderes das unidades de pronto atendimento (UPAs) do DF. A palestra ocorreu no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
João Henrique abordou as obrigações de um líder e os modelos de liderança que as organizações modernas têm aplicado. Foram discutidos exemplos como o Golden Circle, que explica como as empresas podem se destacar no mercado e inspirar as pessoas, e o MGT 3.0, que é uma abordagem moderna de gestão que busca humanizar as organizações, colocando as pessoas no centro do processo.
Também foram abordados temas como promoção da autonomia, incentivo à colaboração e motivação dos funcionários por meio do empoderamento, da auto-organização, do feedback contínuo e do desenvolvimento de competências, entre outros. João apresentou ainda ferramentas de motivação e engajamento para que os participantes possam aplicar junto às suas equipes.
João Henrique entende que a formação de líderes nas organizações é fundamental para uma boa gestão e reconhece que há alguns desafios que precisam ser superados. “O primeiro desafio é a empatia, desenvolver esse sentimento é um pouco complicado. O outro desafio é a consistência, porque na primeira falha nós desistimos. Se a gente vê que, no primeiro momento, algo não está dando certo, o time não está engajado, a gente desiste. Aprendemos aqui, hoje, que é na consistência que nós vamos ver os resultados, até nos pequenos detalhes, como um simples bom dia”, explicou.
De acordo com Paula Paiva, chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (Nuvid), durante essa fase do Programa de Desenvolvimento de Lideranças, serão convidados profissionais externos com muita experiência, tanto no Brasil quanto no exterior. “A ideia é fazer com que os líderes do IgesDF pensem a partir de uma nova perspectiva e consigam absorver a maior quantidade de conteúdo possível para adequar às suas realidades”, afirmou Paula.
A chefe do Nuvid observou que receber essas informações de alguém de fora da organização ajuda a organizar as ideias. “Todos os dias, os gestores das UPAs enfrentam muitos desafios. Mas quando falamos em propósito, falamos de algo muito maior. Estamos falando do porquê essa pessoa acredita que seu trabalho impactará positivamente outras pessoas. E como, todos os dias, ela está ali atuando, à frente da equipe, motivando, engajando e trazendo um benefício maior para a sociedade”, concluiu.
Gerente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ceilândia I, Grazy Oliveira participou do treinamento e elogiou a iniciativa do IgesDF. “É muito importante para o gestor ter essa capacitação sobre liderança e sobre como liderar um time que enfrenta dificuldades do dia a dia em situações de estresse, para que esse líder consiga bons resultados de sua equipe”, declarou.
*Com informações do IgesDF