
Por: Kelven Andrade
Moradores do Distrito Federal ainda podem se inscrever para os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo programa QualificaDF Móvel — 1ª Etapa, 4º Ciclo. Ao todo, são 1.266 vagas disponíveis em diversas áreas, como trancista, técnicas de decoração com balões, cuidador de pessoa idosa, manicure e pedicure, entre outras qualificações.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), está com inscrições abertas até 19 de outubro, exclusivamente pela internet. Os interessados podem optar por até dois cursos na mesma carreta, desde que as turmas sejam em turnos distintos.
As aulas serão ministradas em quatro regiões administrativas: São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Estrutural. Cada curso terá carga horária total de 80 horas, com atividades que combinam teoria e prática.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o programa reforça a importância de levar capacitação a quem mais precisa. “O QualificaDF Móvel é a prova de que a qualificação profissional pode e deve chegar até as pessoas. As carretas percorrem as regiões administrativas levando cursos gratuitos e de qualidade para quem mais precisa, abrindo portas para o emprego e o empreendedorismo”, destacou.
Quem pode participar
Para se inscrever, é necessário cumprir alguns requisitos:
- Ser pessoa física, brasileira nata, naturalizada ou estrangeira em situação regular no país;
- Ser trabalhador adulto, com prioridade para população negra, mulheres, jovens, pessoas com deficiência, imigrantes e outras minorias;
- Residir, preferencialmente, nas regiões onde as unidades móveis estarão instaladas;
- Estar, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social e em busca de qualificação para inserção ou reinserção no mercado de trabalho;
- Ter idade mínima de 16 anos.
Para adolescentes de 16 e 17 anos, é obrigatório o preenchimento de autorização pelos pais ou responsáveis legais. Também podem participar beneficiários do seguro-desemprego, desempregados, trabalhadores informais e cidadãos com até 70 anos que buscam atualização nas novas tecnologias e demandas do mercado.
Capacitação itinerante
O QualificaDF Móvel foi criado para ampliar o acesso à formação profissional em áreas com menor oferta educacional. As carretas do programa são adaptadas como salas de aula e já passaram por diversas regiões do DF, oferecendo cursos gratuitos e facilitando o acesso ao conhecimento e à geração de renda.
Com foco em inclusão produtiva, empregabilidade e fortalecimento econômico local, o programa reafirma o compromisso do GDF com a população em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo o acesso a novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.
*Com informações da Agência Brasília