
O trio italiano Il Volo está em turnê mundial desde fevereiro e passou pela América Latina, incluindo o Brasil, neste mês de outubro. Os cantores, conhecidos por um estilo musical que une ópera e pop, conquistaram uma legião de fãs no Brasil.
Em entrevista ao Metrópoles, o cantor Ignazio Boschetto disse que não entende tamanha paixão brasileira, mas se mostrou feliz com a boa recepção no país. “Eu não sei por que fazemos tanto sucesso. Mas, com certeza, a cultura italiana é muito forte aqui no Brasil”, inicia.
“Nós ficamos felizes com isso. Para nós, é sempre importante divulgar nossa música e nossas emoções para o mundo todo. Este sucesso no Brasil é um bom sinal de que as pessoas estão recebendo as mensagens que estamos passando com nossa música. Estamos orgulhosos do trabalho que está sendo feito ao longo dos anos”, completa.
Com 10 álbuns lançados, os cantores de pop operático realizaram shows no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo durante a turnê pela América Latina. Todos com ingressos esgotados.
E os fãs são de todas as idades: dos mais novos aos mais velhos. O cantor Piero Barone explicou a boa relação com o público.
“Desde o começo, nós buscamos fazer música para todas as idades, incluindo os mais jovens. Com o bel canto, tentamos espalhar a cultura da música italiana de uma forma grandiosa como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli fizeram”, afirma.
Clássico e moderno

Com um estilo musical ousado, que une o clássico da ópera com a modernidade do pop, o Il Volo canta músicas que destacam o vocal dos artistas, mas também trazem sonoridades novas e menos engessadas, como explica Gianluca Ginoble ao Metrópoles.
“Nós estamos tentando ser a mistura perfeita entre passado, presente e futuro. É uma mistura da música clássica com a sonoridade moderna em um nível mais elevado para acertar nas músicas, mas sem nunca esquecer quem nós somos, levando sempre nossa cultura conosco.”
Mesmo na era do streaming, onde o grupo acumula mais de um milhão de ouvintes mensais, o principal meio de comunicação com os fãs ainda é nos shows e concertos, à moda antiga. Ignazio Boschetto acredita fielmente que a experiência Il Volo deve ser vivida nas turnês.
“O bel canto não é um estilo de música fácil de se promover. Não é o tipo de música que vai ficar na primeira posição nos streamings, mas nós percebemos que as pessoas querem sentir as músicas, ver música e apreciar o bel canto. Nosso tipo de canto precisa ser visto, experienciado, não apenas ouvido em um iPhone”, disse.
Em seguida, o cantor fez uma ponderação engraçada, incentivando o consumo, também, no streaming e não apenas nos shows.
“Na verdade, você pode fazer os dois [ouvir música nos shows e no celular], mas estar em um concerto da turnê é o jeito mais poderoso de promover e aproveitar a nossa música”, opina.
Vaidade e beleza

Os pontos mais destacados pelos fãs brasileiros nas redes sociais são a beleza, a vaidade e a elegância. E, de acordo com Piero Barone, eles levam o assunto muito a sério.
“Ser italiano é o principal motivo para a nossa vaidade. Buscamos sempre ter o melhor canto e escolher o melhor look. Afinal, nós italianos somos conhecidos pelo estilo. Tentamos fazer o melhor possível, porque ser elegante é uma das coisas mais importantes da vida. Nós combinamos nosso estilo com a música, sempre buscando a excelência”, celebra.