sexta-feira, abril 11, 2025
spot_img
HomeCidadesHugo celebra três anos de conquista do protocolo de AVC

Hugo celebra três anos de conquista do protocolo de AVC


Hugo está entre os cinco hospitais do Brasil mais premiados com o status Diamond do Protocolo Angels (Foto: Divulgação/Hugo)

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) celebra três anos de implantação do Protocolo Angels, uma iniciativa internacional dedicada a melhorar os desfechos de tratamento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

O hospital está entre os cinco mais premiados no Brasil com status Diamond, o mais alto desta acreditação, e é o único hospital público na região Centro-Oeste e o único em Goiás tanto público como privado.

Secretário da Saúde de Goiás adjunto, Sérgio Vencio, enaltece a importância do protocolo de AVC para o Hugo. “Neste momento, estamos celebrando e apoiando esta conquista, que é de extrema importância para nós. Ficamos muito felizes pela continuidade deste projeto de Estado de oferecer atendimento de excelência para a população goiana”, ressaltou.

A diretora médica do Hugo, Fabiana Rolla, afirmou que celebrar os três anos do Protocolo Angels no hospital deixa clara a importância e a força que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem no bom atendimento que pode ser prestado à população. “O serviço que o Hugo presta para os pacientes que chegam com AVC permite que a gente devolva para a sociedade pessoas com chances menores de sequelas e maiores de cura”, garante.

“O AVC é uma doença que impacta profundamente do ponto de vista social, porque a assistência inadequada pode resultar em ônus severos para o paciente e sua família. Poder fazer um atendimento digno, de qualidade, é o que nos move”, acrescenta a diretora médica do Hugo.

Protocolo de AVC

Para chegar ao status Diamond, algumas características são avaliadas, conforme esclarece o neurologista Marco Túlio Pedatella.

“Mais de 75% dos pacientes atendidos com AVC devem receber tratamento com trombólise em menos de 60 minutos. No Hugo, esse número chega a 96%. O mesmo tratamento deve ser oferecido a 50% dos pacientes em menos de 45 minutos de atendimento, o que no Hugo acontece em 93% dos casos”, destaca.

Ainda na unidade, todos os pacientes com AVC são avaliados com tomografia ou angiotomografia e recebem tratamento para evitar a ocorrência de um novo acidente. Todos esses indicadores também são considerados pelo Protocolo Angels.

O especialista destaca que, no Hugo, a média de tempo de atendimento efetivo de um paciente com AVC é de 15 minutos. “Nesse período, o paciente chega à unidade, é atendido, avaliado pelo neurologista, realiza exames de laboratório e tomografia e faz a trombólise, o que é essencial para a recuperação”, enumera.

“Realizamos a assistência no menor tempo possível para o paciente receber, rapidamente, o tratamento adequado, prevenindo complicações infecciosas e a ocorrência de novos eventos vasculares”, explica. “Ter a certificação no nível Diamond reforça nosso compromisso com a qualidade da assistência ao paciente com AVC e com o bem-estar e qualidade de vida dessas pessoas”, salienta o neurologista.

O consultor científico da Iniciativa Angels para as regiões Centro-Oeste e Norte, Lucas Luizão, exaltou a manutenção do status Diamond no Hugo e a qualidade da assistência oferecida aos pacientes. “O serviço tem um atendimento incrível, batendo recordes de até 15 minutos de tempo porta-agulha, que é o intervalo entre a entrada do paciente e o início do tratamento endovenoso e trombolítico. É um tratamento referência para o Brasil todo em tempo”, elogiou.



Source link

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments