
Os avanços de Goiás no combate à criminalidade ganharam reconhecimento nacional nesta quarta-feira (1º/10), durante o evento Follow The Money, realizado em São Paulo. O ex-comandante do Bope do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, elogiou os resultados obtidos pelo estado na gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), classificando-os como referência para o país.
Segundo Pimentel, especialista em segurança e autor das obras Elite da Tropa e Elite da Tropa II, Goiás apresentou a maior redução proporcional de homicídios entre os estados brasileiros. “Hoje, o principal indicador para medir violência é o número de homicídios. E Goiás foi quem mais reduziu”, afirmou.
Queda histórica
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a taxa de homicídios em Goiás em 2023 foi de 18,8 por 100 mil habitantes, menor que a média nacional (20,8). Em 2018, esse índice era mais que o dobro: 39,3.
Números da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revelam reduções drásticas, quando comparadas a 2018:
-
Roubos de veículos: -95%
-
Roubos a transeuntes: -92%
-
Roubos a comércio: -92%
-
Roubos a residências: -85%
-
Roubos de carga: -98%
-
Latrocínios: -95%
Além disso, não houve registros do chamado “novo cangaço” no período.
Percepção de segurança
Para Pimentel, os bons resultados vão além dos números. Ele destacou que a percepção de tranquilidade é evidente entre a população. “Os índices caíram, mas o mais importante é ouvir de quem vive em Goiânia que a cidade está muito melhor”, afirmou.
Ações do governo
O governador Ronaldo Caiado destacou que a segurança pública foi tratada como prioridade desde o início de sua gestão. Ele citou medidas como a autonomia das polícias e o fortalecimento do sistema penitenciário.
“O Estado não pode se curvar ao crime. É com firmeza que se devolve dignidade e cidadania às pessoas”, disse Caiado. O governador também relacionou os avanços no setor à melhora em áreas como educação, economia e transparência.
Com 88% de aprovação popular, Caiado afirmou que os resultados em segurança foram determinantes para o crescimento da confiança da população. “Em Goiás, existe lei e governabilidade. Ou o bandido muda de profissão ou muda de estado”, reforçou.
Segurança e desenvolvimento econômico
Durante o evento, que reuniu também o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Caiado lembrou que a estabilidade na segurança é um atrativo para investidores. “A tranquilidade é fundamental para viver bem e para gerar oportunidades de trabalho e renda. Nosso objetivo é manter Goiás como um estado seguro e competitivo”, concluiu.