
Por: Kelven Andrade
O Governo do Distrito Federal (GDF) está finalizando a construção de 27.956,01 m² de novas calçadas — o equivalente a cerca de 14 quilômetros — nas áreas de desenvolvimento econômico (ADEs), no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA). O investimento ultrapassa R$ 2,5 milhões e faz parte de um conjunto de ações voltadas à mobilidade urbana, acessibilidade e segurança para pedestres e ciclistas.
As obras estão concentradas no trecho que liga a Cidade Estrutural à Cidade do Automóvel e já se encontram em fase final. Os próximos passos incluem limpeza vegetal, plantio de grama, acabamento e pintura dos meios-fios. A iniciativa busca oferecer mais segurança e qualidade de vida a pedestres, trabalhadores e comerciantes que utilizam a região, além de garantir acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Quem antes precisava andar sobre o asfalto agora vai poder se locomover com segurança pelas calçadas, desde a Cidade do Automóvel até a Estrutural”, afirmou o administrador regional Alceu Mattos. Ele também destacou o impacto econômico da obra. “Muitos trabalhadores poderão caminhar ou pedalar até o trabalho, sem depender do transporte coletivo”, disse.
Segundo Mattos, a nova infraestrutura cria conexões importantes com outras regiões do DF. “Daqui você chega ao Pistão Sul, passando por Vicente Pires; chega também ao Cruzeiro, ao Sudoeste e à Esplanada, porque tudo está sendo interligado por calçadas e ciclovias”, explicou. Para ele, além de comodidade, os trajetos incentivam hábitos saudáveis. “É só benefício.”
A Estrutural está entre as cidades do DF com maior número de ciclistas, o que reforça a importância das obras para a mobilidade local. Morador da região e comerciante no SCIA, Gean Oliveira, de 32 anos, comemorou as mudanças. “Antigamente o pessoal disputava espaço com os carros. Já presenciei acidentes. Essas calçadas vão ser muito importantes, porque muita gente sai da Estrutural para trabalhar. Espero que elas sejam interligadas até o Plano Piloto, o que pode até reduzir o congestionamento”, afirmou.

Ciclista, ele reforça o impacto positivo na rotina de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. “Vai ajudar bastante, principalmente pela segurança. O fluxo de pessoas e bicicletas aqui é muito grande, principalmente de manhã. Então é uma melhoria muito bem-vinda”, completou.
Além desse trecho, o GDF tem ampliado os investimentos em infraestrutura para pedestres em todo o Distrito Federal. Apenas no primeiro semestre de 2025, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) construiu mais de 100 quilômetros de novas calçadas. Desde 2019, são 783 quilômetros implantados nas regiões administrativas, com investimentos que superam R$ 180 milhões. As obras incluem criação de rotas acessíveis, recuperação de passeios e construção de novos trechos em áreas de grande circulação.
*Com informações da Agência Brasília