Séries amadas pelos fãs e que marcaram a televisão norte-americana – como Friends, a Família Soprano e Game of Thrones – poderão concorrer mais uma vez ao Emmy, após a criação de uma categoria inédita nesta quinta-feira (8/1).
Segundo anunciou a Academia de Televisão dos Estados Unidos, o Legacy Award (Prêmio de Legado, em tradução livre) irá a partir deste ano premiar séries e programas mesmo após já terem sido exibidos na TV. O objetivo é reconhecer produções que continuam ter influência no debate cultural, na indústria e, claro, entre os fãs.
Esta é a primeira grande categoria adicionada à premiação nas últimas duas décadas. O prêmio inédito, porém, traz várias exigências para tornar mais justa a competição.
Um dos critérios da categoria, por exemplo, é que franquias, como é o caso de Game of Thrones ou Breaking Bad, só podem ser premiadas uma única vez.
Além disso, para estarem aptas a concorrer ao prêmio legado, as séries precisam ter, no mínimo, 60 episódios, exibidos ao longo de cinco temporadas.
A escolha do vencedor do Legacy Award será feita ano a ano a partir da indicação de membros da Academia ou pela sugestão de profissionais da indústria ou do público.



