Home Noticias DF Evento aborda desafios da tecnologia e relações na gestão escolar

Evento aborda desafios da tecnologia e relações na gestão escolar

0


Avaliar o impacto das inovações tecnológicas na gestão educacional sem deixar de lado as conexões humanas foi o objetivo do Encontro de Gestores 2025, realizado na tarde desta quinta-feira (24). Estiveram presentes 450 representantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) ao evento que aconteceu na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Cláudio Santoro.

Com o tema “Gestão Escolar na Era 5.0 – Construindo conexões humanas com Renato Casagrande”, o debate promovido pela SEEDF contou com o aporte do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), que cedeu o espaço para a sua realização.

Foto-capa-3 Evento aborda desafios da tecnologia e relações na gestão escolar

Gestores da SEEDF estiveram reunidos para compartilhar aprendizados sobre Gestão na Era 5.0 | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

Além dos gestores das escolas e dos titulares das CREs do DF, participaram da cerimônia de abertura a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; a subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Soares Braga; o gestor de Educação Empreendedora do Sebrae no DF, Fernando Leite; o gerente de Políticas Públicas e Educação Empreendedora do Sebrae, Jorge Adriano Soares da Silva; a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae no DF, Ana Emília de Andrade, e o professor e especialista em Educação, Renato Casagrande.

De acordo com Hélvia Paranaguá, ofertar a formação para os profissionais de educação da rede pública é essencial para aprimorar a qualidade do ensino. “A gente segue o projeto de trazer palestras e trabalhar a formação, a inovação para o gestor da escola, para os profissionais que atuam diretamente na escola. A gente nunca pode perder a fé na educação, porque ela transforma a vida dos nossos estudantes”, ressaltou.

Para o titular da Coordenação Regional de Sobradinho, Marcílio Lacerda, o encontro é uma oportunidade de capacitação e motivação. “A gente vem na expectativa de ter essa troca, receber informações do que acontece no mundo da tecnologia e da gestão, e tem a oportunidade de compreender o que está acontecendo na nossa escola. Precisamos avançar e estar antenados às mudanças que ocorrem no nosso meio.”

A subsecretária Iêdes Soares Braga afirmou que o principal propósito ao reunir gestores das unidades escolares com gestores das regionais de ensino e gestores do nível central é aproximá-los e conectá-los. “Estamos vivendo o impacto da inovação na gestão escolar, mas é preciso tratar dessa inovação não somente como algo frio, mas propor e cultivar as boas relações humanas que a gente precisa ter na gestão educacional”, disse.

Foto-1-5 Evento aborda desafios da tecnologia e relações na gestão escolar

O palestrante Renato Casagrande aborda as relações humanas nos tempos de inovação tecnológica

Reflexão sobre a gestão escolar

A apresentação visou a provocar uma reflexão a respeito de formas de estabelecer uma gestão escolar inspiradora, que possa vincular pessoas, saberes e comunidades escolares em uma educação cada vez mais colaborativa, inovadora e centrada no desenvolvimento humano.

Além disso, buscava também oportunizar uma análise sobre a gestão educacional contemporânea, abarcando a personalização do ensino, o uso estratégico da tecnologia como ferramenta pedagógica e a valorização das relações humanas no ambiente escolar como pilares para uma nova caminhada da educação.

Ao longo do evento, foi destacado o papel do gestor como um agente que auxilia na construção da realidade, sendo um intermediário entre os estudantes e as realizações. Embora a tecnologia seja uma aliada no processo de transformação de realidades pela educação, o ser humano sempre será o protagonista. Portanto, fortalecer o vínculo entre todas as pessoas que formam a comunidade escolar é essencial.

O diretor do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica (CEMI) Gama, Carlos Lafaiete Formiga Menezes, acredita que a iniciativa é muito positiva para aprimorar o trabalho. “Acho de grande valia essa formação para os gestores, pois a tecnologia é uma demanda cada vez mais constante nas escolas, mas é preciso aliá-la a outras ferramentas de gestão”, disse.

Nesse sentido, o objetivo é impulsionar uma educação inovadora e conectada com as demandas do presente e do futuro. “Lidar com pessoas, gerenciar e formar pessoas é algo que exige muito mais do que qualquer teoria de administração possa nos ensinar. E a personalização do ensino, o uso estratégico da tecnologia como ferramenta pedagógica e a valorização das relações humanas no ambiente escolar são pilares dessa nova caminhada da educação, que está cada vez mais colaborativa”, concluiu o palestrante Renato Casagrande.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)



Source link

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here