
Por: Kelven Andrade
Samambaia começou a viver uma nova fase na mobilidade urbana. As obras de expansão da Linha 1 do Metrô-DF já estão em andamento e levarão 3,6 quilômetros adicionais de trilhos à região, com a construção de duas novas estações — próximas à UPA e ao Centro Olímpico. O projeto também inclui a execução de viadutos, passarelas, uma nova subestação de energia e obras de drenagem no Parque Gatumé.
Com investimento de R$ 444,5 milhões, a previsão é de que as intervenções fiquem prontas até 2028, beneficiando diariamente cerca de 15 mil novos passageiros. O empreendimento é financiado pelo BNDES e integra um esforço conjunto entre o Governo do Distrito Federal, o Ministério das Cidades e a bancada política local.

Durante visita ao canteiro de obras, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) celebrou o início da execução. Segundo ele, o projeto é fruto de anos de articulação e luta pela região. “Nós fizemos junto com o governador Ibaneis, quero agradecer aqui ao ministro da cidade, Jader filho, que nos recebeu por todas as vezes junto com o nosso governador, para viabilizar o financiamento pelo BNDES, dessa importante obra aqui da cidade de Samambaia.”, afirmou.

A primeira estação já começou a ser erguida na Quadra 111 de Samambaia, com percurso que seguirá até a Quadra 119, próximo à Vila Olímpica. A expectativa é de que o prazo de execução de três anos seja acelerado para que a população usufrua do serviço antes de 2028.
O projeto também deve impactar o desenvolvimento econômico da região, valorizando imóveis e fomentando o comércio local. Além da mobilidade, a iniciativa é vista como um vetor de integração social, garantindo mais qualidade de vida para os moradores de Samambaia.
VEJA MAIS: