
Por Denise Oliveira.
O PREJUÍZO É DE TODOS
Você sabia que só no DF, a limpeza de pichações custa milhões de reais por ano?
Dinheiro que poderia estar sendo usado para reformar escolas, melhorar hospitais ou investir em cultura e segurança. Mas vai embora limpando muros e fachadas pichadas.
O deputado federal Fred Linhares apresentou o Projeto de Lei 2802/25, que propõe o aumento da pena para quem pichar prédios públicos, escolas, hospitais e patrimônios históricos. A iniciativa busca combater o vandalismo que, segundo o parlamentar, custa milhões de reais aos cofres do Distrito Federal todos os anos — recursos que poderiam ser destinados a áreas essenciais como educação, saúde e segurança.
“Só pra apagar pichações, o DF gasta milhões todos os anos, dinheiro que poderia estar indo pra escola, saúde ou segurança”, destacou o deputado.
Além da punição mais severa, Fred Linhares também defende ações educativas e culturais. Por meio de emenda do seu mandato, o parlamentar está incentivando projetos de grafite e artes plásticas para jovens das escolas públicas da Cidade Estrutural e de Ceilândia, promovendo o acesso à arte como ferramenta de transformação social.
“Queremos valorizar a arte de verdade. Porque arte transforma. Vandalismo destrói”, afirmou Fred Linhares.