Comemoração destaca conquistas de alunos aprovados em diversos cursos de instituições públicas e privadas
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

O evento reuniu pais e responsáveis dos diversos aprovados nas instituições públicas e privadas de ensino superior | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia organizou uma solenidade em homenagem aos estudantes da região aprovados em instituições públicas e privadas de ensino superior, tanto o Distrito Federal, quanto de outros estados da Federação. Medicina, Odontologia, Enfermagem, Pedagogia, entre outros cursos, estão entre os escolhidos pelos jovens. A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, fez questão de estar presente e comemorar junto aos pais e alunos.
A celebração, realizada na última quinta-feira (10), também contou com a presença da coordenadora da Regional de Ensino de Brazlândia, Neuseli Rodrigues; dos diretores do Centro Educacional (CED) Incra 8, Solange da Cunha; do Centro de Ensino Médio (CEM) 02, Marcos Aclésio; do CEM 01, Ézio Oliveira, além do deputado distrital, nascido e ainda morador de Brazlândia, Iolando Almeida. A abertura do evento surpreendeu com a emocionante apresentação de uma estudante e de um professor, só na voz e violão, cantando as músicas “Paciência”, de Lenine, e “Como nossos pais”, de Elis Regina.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, emocionada, destacou. “Hoje nós vemos escolas aprovando 110, 120 estudantes em faculdades e universidades, passamos de mais de dois mil aprovados nas instituições públicas e privadas. Peço a todos os alunos que agarrem essa oportunidade de poder cursar um ensino superior. Ver vocês aprovados é uma alegria imensa! Quando forem se formar, me convidem para a formatura de vocês, eu vou ter o maior orgulho de estar na primeira fila”.
Só na Regional de Brazlândia, há estudantes admitidos nos cursos de Medicina, Fisioterapia, Biotecnologia, Direito, Letras, Enfermagem, Educação Física, Engenharia, História, Contabilidade, todos na Universidade de Brasília (UnB).
Outros alunos da região garantiram vagas no curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG); Odontologia e Direito, da Universidade Católica de Brasília (UCB); no curso de Farmácia, do Iesb, entre outros.
Um dos aprovados em Medicina na UnB, João Lucas Soares, de 18 anos, aluno do CED Incra 8, contou detalhes da sua jornada de estudos. “Fora da escola, eu estudava sozinho em casa, e levava algumas dúvidas para os professores da escola e eles me ajudavam. Na verdade, os professores sempre acreditaram em mim, desde criança me incentivaram, me fizeram sonhar, correr atrás e eu fui crescendo com eles”, relembrou.

João Lucas e pai: O estudante de 18 anos, aprovado em Medicina, João Lucas Soares, e o pai, João Francisco Soares, exuberantes de orgulho | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Futuro
Quando questionado sobre como ele se vê daqui a cinco anos, João Lucas imagina. “Eu ainda não sei, mas realmente espero me formar como um bom profissional, não só tecnicamente. A gente precisa resgatar a humanidade, até para fazer as pessoas tomarem um remédio ou fazer um tratamento correto”. E ele finaliza com uma mensagem positiva e de esperança. “A gente tem capacidade de passar em uma universidade como estudante de rede pública, a gente tem capacidade, sim, de buscar e de correr atrás”.
Leia também
Uma das grandes incentivadoras do CED Incra 8 de Brazlândia é a diretora Solange da Cunha. “A gente sabe o quanto é difícil para os alunos, ainda mais os meus, que são a maioria do campo, então dependem do transporte escolar. Vocês são pessoas que marcaram a minha vida e vão marcar para sempre, merecem todo o amor do mundo. Então, nem precisam me convidar para a formatura, porque eu estarei lá mesmo assim”, brincou.
Cerimônia de homenagem
O evento reuniu pais e responsáveis dos vários estudantes aprovados nas instituições públicas e privadas, que, orgulhosos e emocionados, aplaudiram seus filhos de pé. Realizado com a conquista, o produtor rural de 46 anos, João Francisco Soares, pai de João Lucas, aprovado em medicina, comentou sobre o desenvolvimento do filho.
“Eu nunca precisei puxar a orelhinha do João Lucas, ele sempre foi muito focado, desde pequeno. Quando vimos o nome dele na lista, foi uma alegria tão grande que o coração quase não aguentou. Quase que ele atende o primeiro paciente ali na hora”, contou.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, parabenizou todos os alunos presentes | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
A cerimônia foi preparada com muito carinho pela Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia. Com bom humor, a coordenadora da CRE, Neuseli, destaca o diferencial da cidade. “Brazlândia é uma cidade pequena, quase rural, e é o diferencial pra mim. É complicado falar isso, pois sou filha da cidade. Eu acho que por ser pequena, a gente consegue acessar melhor as pessoas, estar mais perto, acompanhar as dificuldades junto das escolas, junto dos gestores, e isso facilita o trabalho”, explicou.
Dessa forma, os gestores conseguem estar mais próximos, passando as demandas e pontuando as dificuldades. “A gente consegue trabalhar juntos, com o objetivo de sempre atender o estudante e fazer com que ele avance nesse processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.