Como o Sistema Solar surgiu? Descoberta de planeta ajuda a responder


Astrônomos internacionais identificaram um planeta gigante ainda em formação ao redor de uma estrela jovem semelhante ao Sol, em uma descoberta considerada rara e promissora para o estudo da origem dos sistemas planetários. Chamado de WISPIT 2b, o planeta foi encontrado por meio do Very Large Telescope (VLT), no deserto do Atacama, Chile, e orbita a estrela WISPIT 2, localizada a cerca de 430 anos-luz da Terra, na constelação de Áquila.

Com cerca de 5 milhões de anos, o planeta ainda emite calor de sua formação recente, o que o torna visível em luz infravermelha, tecnologia semelhante à usada em óculos de visão noturna. Imagens obtidas por pesquisadores das universidades de Galway (Irlanda), Leiden (Holanda) e do Arizona (EUA) também revelaram sinais em luz visível, indicando que o planeta continua a crescer, acumulando gás e formando sua atmosfera.

Leia também

Essa é apenas a segunda vez que um planeta é confirmado em estágio tão precoce de desenvolvimento, e a primeira em que é detectado de forma inequívoca dentro de um disco com múltiplos anéis e fendas, o que torna o sistema um “laboratório ideal” para estudar a interação entre planetas e o material que os cerca.

Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *