Câmara Legislativa homenageia educadores físicos em sessão solene
Para celebrar o Dia do Educador Físico, comemorado em 1º de setembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta segunda-feira (9) uma sessão solene em homenagem aos profissionais da área. Durante o evento, foram concedidas moções de louvor aos educadores físicos, reconhecendo sua contribuição para a promoção da saúde e do bem-estar na sociedade. A iniciativa foi do deputado Martins Machado (Republicanos), que preside a Frente Parlamentar do Esporte.
Em seu discurso, o deputado destacou a importância dos educadores físicos como agentes de transformação social e individual, enfatizando o papel desses profissionais na melhoria da qualidade de vida da população. “Vocês são responsáveis por nos lembrar a importância de cuidar do nosso corpo, que é nosso patrimônio. Sem saúde, não há vida plena. Vocês transformam vidas”, afirmou Martins Machado.
Representando seus colegas, o professor de educação física Thiago Carlos ressaltou que o Distrito Federal é a unidade da federação onde mais se pratica atividade física, segundo pesquisas recentes. Ele atribuiu essa tendência ao trabalho dos educadores físicos, que impactam diretamente a saúde da população. “Por meio do exercício físico, contribuímos para prevenir e tratar mais de 97% dos males relacionados à saúde. A atividade física é para todos, não apenas para um grupo exclusivo”, destacou Thiago Carlos.
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, também participou da cerimônia, mencionando ações implementadas para melhorar o bem-estar dos servidores públicos, como a construção de uma academia gratuita destinada a servidores e terceirizados da administração pública. “Isso ajuda no desempenho e na qualidade de vida dos servidores”, explicou Junqueira.
Além dos representantes políticos e dos homenageados, o evento contou com a participação do deputado federal Julio Cesar (Republicanos), do conselheiro do Conselho Regional de Educação Física (Cref7) Patrick Aguiar, do diretor do Instituto Para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (IDECACE) Wilson Cardoso, e do reitor da Unimauá, Antônio Lima. A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da CLDF.
O papel do educador físico
De acordo com o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), a profissão abrange uma série de denominações, como professor de educação física, personal trainer, preparador físico e técnico desportivo. Esses profissionais podem atuar em diversas áreas, desde a ginástica laboral até o treinamento esportivo. Enquanto o licenciado em Educação Física atua exclusivamente na Educação Básica, o bacharelado permite a atuação em outras áreas, como a de personal trainer.
Publicar comentário