Aumento do etanol na gasolina para 30% será avaliado pelo governo


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta segunda-feira (17/0) que vai levar ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), ainda em 2025, a ampliação progressiva, de 27% para 30%, da mistura do etanol à gasolina.

O CNPE, órgão que assessora o presidente da República, é que decide sobre a implementação da mistura.

Silveira anunciou que a decisão vai ao conselho ao participar do evento “Combustível do Futuro: Rumo ao E30 e à Autossuficiência da Gasolina“, em Brasília (DF).

“Hoje é dia de celebrar: os testes confirmaram que o E30 é viável tecnicamente”, disse Silveira. “O E30 é seguro para nossa frota de duas e quatro rodas. Ele não prejudica o desempenho dos veículos, ao contrário.”

Ele destacou os investimentos no setor do etanol nas últimas décadas e falou em “sinergia” da indústria automobilística, do agronegócio, da agricultura familiar e do setor energético.

Testes

Durante a cerimônia, foram apresentados os resultados dos testes para a evolução da mistura do etanol à gasolina a 30% (E30), realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com apoio de fabricantes de veículos (Anfavea, Sindipeças, Abraciclo, ABEIFA e outros representantes).

Os ensaios, realizados em 16 veículos e 3 motocicletas, avaliaram critérios de dirigibilidade, desempenho e emissões. Os testes, coordenados pelo MME, concluíram que as diferenças encontradas não são empecilhos para a adoção do E30. “Não são diferenças significativas a ponto de afetar o motorista no dia a dia”, disse a engenheira Luana Camargos, do Instituto Mauá. Ela explicou que são esperadas diferenças entre um combustível e outro.

Os estudos de viabilidade serão encaminhados para o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão que assessora o presidente da República e que decide sobre o início da implementação da mistura.


Entenda

  • Em 2024, o presidente Lula assinou a lei apelidada de Combustível do Futuro, que altera as composições de combustíveis, aumentando a margem de mistura de etanol à gasolina vendida nos postos de combustíveis de 22% para 27%, podendo chegar a até 35%.
  • Atualmente, a mistura é de, no mínimo, 18% de etanol e, máximo de 27,5%.
  • A promessa é que o aumento da mistura deixa o combustível mais barato, pois o etanol tem custo menor que a gasolina. Além disso, essa elevação do percentual de etanol deixaria o combustível “mais limpo”, por gerar menos emissões.

O programa Combustível do Futuro engloba uma série de iniciativas para incentivar a descarbonização no setor de transportes e mobilidade. A transição energética é uma das bandeiras de Lula neste terceiro mandato.

“Com o E30, nos tornaremos, em definitivo, independentes da importação da gasolina, algo que não ocorria desde 2010”, completou o ministro. Ele destacou que serão gerados mais de 25 mil empregos diretos e indiretos e R$ 9 bilhões em investimentos, além de transformar o Brasil de importador de gasolina em exportador. Em 2024, o país importou 760 milhões de litro de gasolina, para se ter uma ideia.

“Deixo o melhor para o final: com o E30, o preço da gasolina na bomba vai cair. Vamos nos livrar das amarras do preço de paridade internacional. O preço da gasolina será o preço da competitividade interna”, adicionou Silveira.

E o biodiesel?

Em fevereiro de 2025, o governo decidiu manter o percentual da mistura do biodiesel ao diesel em 14% para conter a alta nos preços dos alimentos no país, que segue impactando as famílias brasileiras.

A decisão foi tomada pelo CNPE, que suspendeu temporariamente o aumento de 15% na mistura do biodiesel ao diesel, que estava programado para entrar em vigor a partir de 1º de março.

Produtores de biodiesel e distribuidores de combustíveis estão disputando o assunto na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na semana passada, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom)  pediu para suspender a adição de biodiesel ao diesel em razão de fraudes e uma concorrência desleal – quem mistura perde margem de lucro. A avaliação deles é que a ANP não está conseguindo fazer o adequado monitoramento do setor.

A Lei Combustível do Futuro determina um acréscimo de 1% ao ano de biodiesel no diesel até 2030, para se chegar a um percentual de 20% em 2030.



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jornalismodigitaldf.com.br

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