sexta-feira, abril 11, 2025
spot_img
Homedeputado Rodrigo Delmasso,Audiência Pública discute novo Programa Jovem Candango

Audiência Pública discute novo Programa Jovem Candango

Screensho15563 Audiência Pública discute novo Programa Jovem Candango

A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) realizou uma Audiência Pública na última quarta-feira (26), reunindo representantes de Organizações da Sociedade Civil, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Administração Pública para discutir o Novo Programa Jovem Candango. Durante o encontro, foram apresentadas atualizações importantes, como a implantação do controle de frequência por meio do ponto eletrônico, a prestação de contas sobre o número de jovens contratados e as regiões atendidas, além da demanda crescente dos órgãos do Governo pela contratação de novos jovens.

Os participantes também tiveram a oportunidade de sugerir melhorias para o programa, baseando-se em suas experiências e conhecimentos na área. A assistente social Sandy Alencar, do IPHAC, destacou a importância da transparência na gestão do programa e seu impacto positivo na vida dos jovens: “O trabalho de aprendizagem veio para erradicar o trabalho infantil e é uma política pública que realmente funciona. O DF tem o programa Jovem Candango, que muda vidas. Conheci casos de jovens que participaram e hoje são administradores de empresas, fizeram faculdade e mudaram suas vidas e de suas famílias.”

Segundo dados apresentados pela SEFJ-DF, o último processo seletivo do programa registrou seis mil inscritos, reforçando a necessidade de ampliação do número de vagas. Além disso, foram registradas 2.800 solicitações de jovens interessados em atuar nos órgãos do GDF. O governador Ibaneis Rocha enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) um pedido de abertura de crédito suplementar de R$ 35 milhões na Lei Orçamentária Anual do DF para ampliar o programa.

“Estamos empenhados em fortalecer o Jovem Candango com a abertura de mais vagas para que mais pessoas sejam alcançadas. O programa não termina apenas na empregabilidade de um jovem, ele gera um impacto muito maior em suas famílias, nas comunidades onde vivem e na sociedade que recebe seus serviços nas instituições públicas”, afirmou Rodrigo Delmasso, titular da pasta.

Sobre o Jovem Candango

Atualmente, quase dois mil jovens, entre 14 e 22 anos, atuam nas áreas administrativas dos órgãos do Governo do DF através do programa Jovem Candango. Eles recebem meio salário mínimo, 13º salário, férias, vale-transporte, vale-alimentação, seguro de vida, uniforme e crachá, cumprindo jornada de quatro horas diárias no contraturno escolar. Além disso, um dia da semana é reservado para cursos de aprimoramento profissional oferecidos por uma instituição contratada para gerir o programa.

O Jovem Candango também conta com um sistema de cotas que contempla diferentes grupos vulneráveis, como órfãos de mulheres vítimas de feminicídio, egressos do sistema socioeducativo, participantes de programas de erradicação do trabalho infantil, jovens acolhidos sob medida de proteção e pessoas com deficiência. Além disso, o programa inclui jovens do Bombeiro Mirim do Distrito Federal, moradores de áreas rurais e participantes de projetos dos Centros de Juventude do DF.

Com essas iniciativas, o programa Jovem Candango continua a transformar vidas e oferecer oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional para a juventude do Distrito Federal.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments