Por: Jornalista Kelven Andrade
Abril é o mês de conscientização e combate aos maus-tratos contra os animais, representado pela campanha Abril Laranja. Criada em 2006 nos Estados Unidos, a campanha tem ganhado força em todo o Brasil, reforçando a importância do respeito, da empatia e da proteção a todas as espécies.
No Distrito Federal, onde 55% dos lares possuem animais domésticos, segundo a PDAD 2024, o cuidado com os pets é uma prioridade para o governo. A vice-governadora Celina Leão destacou o compromisso da gestão com a causa, lembrando que o GDF tem sido referência em políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.

Entre as ações pioneiras está a criação da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais, iniciativa que coloca o DF na vanguarda da luta contra os maus-tratos. Essa delegacia especializada tem papel fundamental na apuração de denúncias e na punição dos responsáveis por crimes de crueldade.
Além disso, o governo fortaleceu o Instituto Brasília Ambiental, ampliando sua atuação na defesa dos animais. Também foi criada a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal, dedicada exclusivamente à formulação e coordenação de ações voltadas aos animais domésticos.

Outras iniciativas importantes incluem o Hvep (Hospital Veterinário Público) em Taguatinga, que oferece consultas e exames gratuitos, e o programa Castra DF, que disponibiliza castração gratuita como medida de controle populacional e prevenção de doenças. A Caravana de Proteção Animal também percorre o DF levando serviços e informações às comunidades.
Para casos de maus-tratos, a população pode denunciar ligando para o telefone 162, canal da Ouvidoria do GDF.
SAIBA MAIS: