Projeto Empregabilidade Inclusiva e Especial promove acesso ao mercado de trabalho – Secretaria de Estado de Educação


Parceria entre a SEEDF e o Senac capacita e encaminha profissionalmente ex-alunos do ensino inclusivo

Por Monalisa Silva, Ascom/SEEDF

 

Foto-capa-1-300x196 Projeto Empregabilidade Inclusiva e Especial promove acesso ao mercado de trabalho – Secretaria de Estado de Educação

Iniciativa desenvolvida pela SEEDF e Senac-DF visa à inserção profissional de ex-estudantes da rede | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

Com o objetivo de viabilizar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi lançado, nesta terça-feira (19), o Projeto Empregabilidade Inclusiva e Especial. Destinada a ex-alunos da rede pública do Distrito Federal, a iniciativa foi desenvolvida pela Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) e com o apoio da Universidade de Brasília (UnB).

 

O projeto é mais uma porta que se abre à inclusão, uma vez que oferece curso de formação e contrato de trabalho a pessoas com deficiência que preencham outros dois pré-requisitos: ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio em alguma unidade da rede de ensino público do Distrito Federal.

 

A cerimônia de lançamento foi realizada na Faculdade de Tecnologia e Inovação Senac-DF, na 913 Sul, e contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da SEEDF, Vera Lúcia Barros, do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), José Aparecido da Costa Freire, do diretor regional do Senac, Vitor de Abreu Corrêa, do titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, além dos alunos e seus familiares.

 

Na ocasião, a subsecretária Vera Lúcia Barros descreveu a parceria como uma oportunidade de promover uma verdadeira cultura de inclusão. “Estamos num momento muito especial, no início de um processo extremamente importante de inclusão. A partir de agora, os nossos estudantes podem apresentar os seus talentos, as suas vocações. Estamos reafirmando um compromisso de garantir que cada pessoa com deficiência seja vista pelo que pode fazer, que seu valor seja medido pelo talento e dedicação, e não por preconceitos ou estereótipos“.

Parceria

 

O programa tem uma metodologia, que envolve a triagem inicial dos candidatos e a elaboração dos currículos, atividades desenvolvidas em conjunto pela Subin e pelo Senac. Na fase seguinte, ocorre o encaminhamento para as empresas, parceiras que avaliam o perfil dos candidatos e a viabilidade de acessibilidade no ambiente laboral. Os aprovados passam para a última fase, iniciando a formação já contratados, com todos os direitos trabalhistas assegurados.

 

Durante o seu discurso na cerimônia, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a relevância da união entre os diferentes agentes sociais para promover a inclusão no mercado de trabalho. “A educação se faz com parcerias. E quando se trata de um aluno com deficiência, é preciso sensibilizar as empresas para recebê-los. Não basta formar os estudantes, é preciso garantir oportunidades de emprego também.”

Mudança de vida

 

Foto-1-2-300x200 Projeto Empregabilidade Inclusiva e Especial promove acesso ao mercado de trabalho – Secretaria de Estado de Educação

Carlos Alberto Lopes Magalhães, um dos participantes do projeto, acredita que é uma oportunidade de mudar de vida  | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

A primeira turma é composta por 13 participantes que terão aulas híbridas para o cargo de assistente administrativo, e já estão em processo admissional com carteira assinada em empresas como Hospital Daher, Comper, Fort Atacadista e Confederal. O curso tem carga horária de 160 horas e duração aproximada de dois meses. Segundo os representantes da SEEDF e do Senac, há previsão de novas turmas ainda este ano, e a expectativa é de que seja uma ação de longo prazo.

 

O estudante Carlos Alberto Lopes Magalhães acredita que está diante de uma possibilidade única de mudar sua vida. “Começaremos trabalhando e, ao mesmo tempo, faremos o curso. Eu não esperava ter acesso a essas oportunidades. De repente, as coisas foram se concretizando. Inscrevi-me pelo site, e meu currículo foi selecionado. Sou muito grato por estar ingressando nesta empresa. Estou muito feliz, muito feliz mesmo e ansioso para começar as aulas”, declarou.

 

 

 

 



Source link

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *