Neste dia especial, Planaltina, a cidade mãe e berço de Brasília, completa 166 anos de existência. Uma trajetória marcada por cultura, fé, tradição e pelo orgulho de um povo acolhedor e resiliente.
Entre os símbolos que guardam a memória e a identidade da cidade, destacam-se a Pedra Fundamental, a Igrejinha de São Sebastião e o Museu Histórico, além da riqueza natural da Estação Ecológica de Águas Emendadas. As manifestações culturais também marcam o calendário, como a tradicional Via Sacra no Morro da Capelinha, a espiritualidade do Vale do Amanhecer, a Festa do Divino Espírito Santo, a Folia de Roça, o Dia do Doutrinador e a Cruzada Evangelista.
Planaltina pulsa em cada uma dessas tradições que unem sua comunidade e reforçam seu legado histórico no Distrito Federal.
Em homenagem à cidade, o deputado distrital Pepa destacou a importância de Planaltina para a identidade do DF:
“Parabéns, Planaltina! São 166 anos de história, fé e futuro. Orgulho de todos nós que reconhecemos a grandeza dessa cidade que é símbolo de tradição e resistência.”
Planaltina segue como referência cultural, histórica e espiritual, mantendo viva a memória de gerações passadas e projetando um futuro de desenvolvimento e valorização de suas raízes.
Leave a Reply