Por: Jornalista Kelven Andrade
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu na quinta-feira (6) uma série de ações voltadas para a educação e conscientização ambiental. O destaque foi a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) do Programa Parque Educador e do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e a Universidade do Distrito Federal (UnDF).
Renovação do Programa Parque Educador:
O TCT assinado renova o Programa Parque Educador, que já impactou 15 mil alunos de cerca de 250 escolas públicas no DF. O programa leva crianças às unidades de conservação ambiental para atividades de conscientização ecológica. A renovação prevê atender 5 mil crianças adicionais, promovendo educação ambiental prática, vital para a formação de cidadãos conscientes e agentes transformadores do meio ambiente.
A vice-governadora Celina Leão, presente no evento, destacou a meta de tornar o Distrito Federal um modelo de sustentabilidade, começando pela educação ambiental nas escolas.
“A ideia hoje é lançar um desafio para a gente ampliar essas visitas. Assim, essas crianças, que têm a oportunidade de ter essa pauta ambiental e vivenciar isso no dia a dia, crescem com uma cabeça diferente e podem nos ajudar mais do que só sendo agentes, mas sendo transformadores também do meio ambiente,” afirmou.
Parceria com a UnDF:
A assinatura do ACT entre a Sema e a UnDF estabelece uma parceria para o desenvolvimento de pesquisas científicas, estudos ambientais, diagnósticos, e programas de estágio supervisionado. O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF, Gutemberg Gomes, ressaltou que esta cooperação permitirá que os alunos de gestão ambiental ganhem experiência prática em unidades de conservação e na secretaria, enriquecendo sua formação e contribuindo para a gestão pública ambiental.
“Biodiversidade, cerrado, educação patrimonial e mudanças climáticas serão temas que esses estudantes vão estar desenvolvendo para que, de fato, a gente tenha um mundo mais saudável e para enfrentarmos a emergência climática,” reforçou o secretário.
Eventos da Semana do Meio Ambiente:
A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente faz parte de uma semana repleta de atividades organizadas pelo projeto Conexão Ambiental. A programação inclui palestras, workshops, exposições e atividades práticas para engajar a população e promover a conscientização ambiental. Nesta quinta-feira, o Estacionamento 12 do Parque da Cidade foi palco de várias dessas ações, que incluíram a participação de 13 escolas e a distribuição de 26 livros pedagógicos sobre o meio ambiente.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou a importância de educar as crianças sobre questões ambientais, afirmando que elas são mais receptivas e capazes de influenciar os adultos ao seu redor.
“A gente já aprendeu com o tempo que a educação ambiental é melhor através da criança. Quando um adulto chama a atenção de outro adulto numa questão ambiental, rola um B.O., mas para a criança não há constrangimento. Nós queremos formar futuros cidadãos com consciência ambiental,” explicou.
Inscrições Abertas:
Escolas que ainda não participam do Programa Parque Educador podem se inscrever pelo site do Brasília Ambiental para integrar suas crianças em visitas e atividades práticas em unidades de conservação. As iniciativas desta semana refletem o compromisso contínuo do GDF com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis para um futuro melhor.
Para mais informações sobre o Programa Parque Educador e outras ações do GDF em prol do meio ambiente, acesse o site do Brasília Ambiental. Órgãos assinam documento que garante a continuidade do Parque Educador – Brasília Ambiental (ibram.df.gov.br)
SAIBA MAIS: