domingo, abril 20, 2025
spot_img
HomeEDUCAÇÃOEstudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão...

Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão – Secretaria de Estado de Educação


Cerimônia destaca avanço da formação bilíngue na rede e histórias de superação por meio do ensino de idiomas

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

CAPA-Foto-geral-do-evento-1649x1080 Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão – Secretaria de Estado de Educação

Certificações oportunizam intercâmbios educacionais e profissionais | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.

 

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília realizou, na última quinta-feira (03),uma cerimônia especial para a entrega de certificados de proficiência em alemão . Ao todo, seis alunos receberam a certificação no nível Avançado – A1, e outros três conquistaram o certificado A2, validando o domínio do idioma de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

 

O momento foi celebrado como uma importante conquista não apenas pelos estudantes e familiares, mas também pela comunidade escolar e autoridades presentes. A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, marcou presença na solenidade e destacou a relevância dos CILs como portas de acesso a novas oportunidades acadêmicas e profissionais.

 

“O impacto dos CILs pode ser visto em histórias de sucesso, como a de um jovem do Sol Nascente que conquistou uma vaga no prestigiado Instituto Rio Branco, tornando-se diplomata graças ao domínio de múltiplas línguas”, afirmou a secretária.

 

O curso de alemão no CIL 01 de Brasília atende cerca de 200 estudantes matriculados por semestre. Um dos alunos certificados, Guilherme Liepke, compartilhou o sentimento de orgulho ao conquistar o nível A2, um dos últimos níveis de formação no idioma.

 

O ensino de alemão no CIL é muito bom e fluido. As aulas são envolventes e a didática mantém os alunos interessados, o que é muito importante. Estou muito feliz de ter conseguido pegar o certificado do A2, é um passo muito importante, fica ótimo no currículo, e, se eu quiser ir para a Alemanha ou para outro país da Europa, tenho mais facilidade. Estou orgulhoso de mim e grato pelos meus professores”, declarou.

 

Premiações

Além das certificações, a cerimônia também premiou um grupo de três estudantes que representaram a escola em um concurso internacional com uma obra que aborda temas ambientais, como desmatamento e aquecimento global.A produção recebeu elogios e foi reconhecida por representantes de embaixadas presentes no evento.

 

FOTO-1-Secretaria-falando-1620x1080 Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão – Secretaria de Estado de Educação

Estudantes receberam méritos de representantes da embaixada por participação em concurso. Obra dos estudantes aborda desmatamento e aquecimento global | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Além dos certificados, alguns estudantes foram premiados pela participação em um concurso promovido pela Embaixada da Alemanha e Goethe-Institut. Em 2024, por meio da Iniciativa PASCH “Escolas: Parceiras para o Futuro”, alunos das 23 escolas brasileiras parceiras foram convidados a participar do concurso KIKUK: Inteligência Artificial Criativa e Crítica, onde apresentaram suas obras (foto, música ou vídeo).

 

Cinco estudantes do CIL 01 participaram da competição, e três deles — Davi Alves de Souza, Lucas Alves de Souza e Rafael Moreira Mendonça — receberam certificados de participação, entregues pela Sra. Claudia Seidler e Sr. Manfred Brinkmann, da Embaixada da Alemanha no Brasil.

FOTO-2-Personagem-certificado-300x200 Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão – Secretaria de Estado de Educação

Representantes da Agência Federal de Trabalho da Alemanha, Sr. Paul Detto e Sr. Sebastian Behr, realizaram uma palestra explicativa do programa de formação dual (APAL) | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

O destaque nacional ficou por conta da conquista do segundo lugar na categoria “Foto”, alcançado pelos alunos Bruno Moura e Emmanuel Vasconcellos.

 

Parcerias

A obtenção do cobiçado Goethe-Zertifikat representa um marco significativo para estudantes da língua alemã que desejam candidatar-se a processos seletivos no exterior.

 

Entre as iniciativas voltadas para fortalecer o vínculo com a língua e a cultura alemã, destacam-se as parcerias para a “Formação Profissional Dual com Escolas na América Latina” (APAL) e a Iniciativa PASCH. Ambas têm como objetivo despertar o interesse dos jovens pela Alemanha e criar conexões entre instituições de ensino, empresas e governos.

 

A PASCH tornou-se uma parceria especial para o CIL 01 de Brasília. O programa busca engajar escolas ao redor do mundo na promoção e expansão do ensino da língua alemã, tendo como princípios a ampliação dos horizontes dos estudantes por meio do multilinguismo e a preparação de uma comunidade internacional de aprendizagem para enfrentar os desafios do futuro.

 

Já o Programa de Formação Dual nas Escolas da América Latina (APAL) foca na capacitação profissional na área da saúde, oferecendo formação gratuita na Alemanha. Os participantes recebem remuneração, auxílio para deslocamento ao país, cursos gratuitos de alemão e outros benefícios, tornando-se uma oportunidade valiosa para quem deseja qualificar-se e atuar internacionalmente.

 

A diretora do CIL 01 de Brasília, Dóris Scolmeister, destacou a importância da aproximação do CIL com as instituições alemãs na criação de oportunidades para os estudantes da rede pública do DF.

 

Essas parcerias fortalecem a aproximação da Secretaria de Educação com instituições como o PASCH, a Embaixada da Alemanha e o Goethe-Institut, o que é fundamental. Hoje, os alunos puderam conhecer os projetos que serão oferecidos para a rede pública, uma oportunidade única para o futuro deles”, afirmou a diretora.

 

Os alunos interessados nos programas podem conferir mais informações acessando o site do Instituto Goethe:

 

FOTO-3 Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão – Secretaria de Estado de Educação

O projeto selecionará estudantes de 16 e 18 anos, matriculados na 2ª série do ensino médio regular ou na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | Ascom/SEEDF

 

Pontes para o Mundo

 

Em 2025, a Secretaria de Educação lançou seu próprio Programa de Intercâmbio, em parceria com o governo do Reino Unido, reafirmando o compromisso com a promoção do intercâmbio cultural e o fortalecimento do aprendizado de línguas estrangeiras. A iniciativa permitirá que 100 estudantes viajem para o Reino Unido, proporcionando uma experiência imersiva e enriquecedora no exterior.

 

O principal objetivo do programa é promover a formação integral dos estudantes, por meio de vivência internacional, de forma a aprimorar suas dimensões cognitivas, emocionais, sociais e culturais. O foco é a preparação para o mundo do trabalho global e o desenvolvimento pessoal, contribuindo para o avanço científico, tecnológico, cultural e profissional dos jovens, além de fortalecer a competitividade do Distrito Federal no cenário nacional.

 

Conheça mais sobre o Programa de Intercâmbio da SEEDF aqui



Source link

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments