
Brasília, DF – O Projeto de Lei (PL) nº 1.787/2025, que tratava da regularização de terras rurais no Distrito Federal, foi retirado de tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A decisão, solicitada pelo Governador Ibaneis Rocha e anunciada na última semana, foi o ponto central do discurso do Deputado Distrital Pepa no plenário da Casa na terça-feira (30).
Em sua fala, o parlamentar destacou que a retirada do projeto é o resultado de um “processo construído com muito diálogo e mobilização”. Pepa relembrou os esforços da sociedade civil e do seu mandato, que incluíram a promoção de audiência pública e a reunião de representantes do setor produtivo para debater a proposta.
Segundo o Deputado Pepa, a solicitação do governador reflete a “força coletiva” daqueles que defendem um Distrito Federal que “valoriza o produtor rural, respeita o meio ambiente e assegura justiça social e segurança jurídica no campo”.
“Agradeço ao governador pela sensibilidade em ouvir os diversos setores envolvidos e por atender ao apelo daqueles que vivem e produzem no campo”, afirmou Pepa no plenário, reconhecendo a postura do Executivo em acolher as preocupações levantadas pelos produtores e pela comunidade.
O Deputado encerrou seu discurso reforçando o compromisso de continuar trabalhando ao lado de quem contribui para o crescimento do DF: “Seguiremos firmes nessa caminhada, sempre ao lado de quem faz o DF crescer com trabalho, responsabilidade e amor à terra.”
A retirada do PL 1.787/2025 é vista como um importante passo para garantir que a futura legislação sobre a regularização fundiária rural seja construída de forma mais consensual e atenda plenamente aos interesses dos diversos atores envolvidos na produção e conservação do campo.