O jardim do Hospital de Base do Distrito Federal foi palco de um casamento emocionante da paciente oncológica Vanessa do Nascimento Sousa, de 27 anos, nessa segunda-feira (17/2). Ela foi diagnosticada com neoplasia maligna no colo do útero, e teve seu sonho de se casar realizado graças ao apoio de profissionais da saúde e voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.
Vanessa, que está internada há três meses no hospital, entrou recentemente em cuidados paliativos devido à piora de seu quadro clínico, e compartilhou com a psicóloga da instituição o sonho de se casar com seu companheiro, Rodrigo Viturino Santos, de 37 anos, lavrador, com quem está junto há sete anos. O casal tem um filho de dois anos e, além disso, Rodrigo tem ajudado a cuidar dos outros quatro filhos de Vanessa.
Assista ao vídeo da cerimônia:
A partir disso, ocorreu uma mobilização da equipe que envolveu profissionais de diversas áreas, como fisioterapia, serviço social e enfermagem. A chefe de enfermagem do serviço de oncologia do Hospital de Base, Kelly Santana, de 31 anos, destacou o papel da equipe em se envolver em ações como essa. “A gente lida com a morte diariamente. Então prezamos para que a nossa equipe nunca perca essa sensibilidade de olhar o paciente como um todo”, declarou a chefe de enfermagem.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (RFCC) foi responsável pela busca de fornecedores e organização do evento. Eles oferecem uma série de serviços e atividades para apoiar pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade. A principal atuação da organização ocorre no Hospital de Base do DF, onde oferece suporte emocional, psicológico e social aos pacientes e seus familiares. A entidade também fornece apoio financeiro para pacientes que necessitam de exames e tratamentos, buscando garantir o acesso a cuidados médicos essenciais.
Veja imagens da cerimônia:






O jardim do Hospital de Base de Brasília foi palco do casamento da paciente oncológica Vanessa do Nascimento Sousa
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Ela foi diagnosticada com neoplasia maligna no colo do útero
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Teve seu sonho de se casar realizado graças ao apoio de profissionais da saúde e voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Brasília (DF), 17/02/2025. Cerimônia de casamento civil de Vanessa do Nascimento Sousa, 27 anos, paciente oncológica em cuidados paliativos emociona o Hospital de Base. Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Ela se casou com seu companheiro, Rodrigo Viturino Santos, de 37 anos, lavrador, com quem está junto há sete anos.
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
O casal tem um filho de dois anos
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Decoraçao foi feita com doações
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Cerimônia emocionou equipe médica
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Para Vanessa, o casamento foi uma verdadeira surpresa. “Estou maravilhada, muito feliz.
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Família reunida
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Convidados da festa emocionante
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
Larissa Bezerra, de 33 anos, está há 25 anos envolvida com o grupo, acompanhando a gestão de sua mãe. E desde outubro do ano passado, após o falecimento dela, Larissa assumiu a liderança. Esses anos de experiência a ensinaram a importância de proporcionar momentos de apoio e conforto aos pacientes oncológicos. “Não podemos mudar o destino de uma pessoa, mas podemos ajudá-la a enfrentar com mais dignidade e alegria”, declarou Larissa, emocionada ao ver o sonho de Vanessa se concretizar.
A decoração teve direito a um tapete vermelho para a entrada triunfal da noiva. E contou com a presença de um juiz de paz que oficializou a união e uma breve celebração religiosa. Para tornar o momento ainda mais inesquecível, o evento foi enfeitado com doações de diversos parceiros, que ofereceram um buffet generoso, bolo de casamento, doces, músicos e uma banda para animar a festa.
Para Vanessa, o casamento foi uma verdadeira surpresa. “Estou maravilhada, muito feliz. Não esperava que tantas pessoas se mobilizassem por mim. Isso significa muito, é um sonho sendo realizado”, disse, visivelmente emocionada.
Os interessados no voluntariado podem realizar o cadastro no site oficial da instituição. A participação é limitada a no mínimo três vezes por ano, e o voluntário pode registrar sua disponibilidade de acordo com as suas condições. Entre as formas de contribuição, estão o trabalho como voluntário externo, ajudando na busca por doações, adotando uma família, por meio da doação de cestas básicas, ou internamente, visitando os quartos e prestando auxílio aos pacientes.