Home Noticias DF TCDF cobra esclarecimentos sobre falta de profissionais em ala do HRC

TCDF cobra esclarecimentos sobre falta de profissionais em ala do HRC

TCDF cobra esclarecimentos sobre falta de profissionais em ala do HRC


O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Saúde do DF preste esclarecimentos sobre falta de profissionais na sala de gesso e ortopedia do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A Corte atendeu a um pedido do Ministério Público de Contas (MPC).

A denúncia indicou que a escala de trabalho frequentemente conta com apenas um profissional ou nenhum. Além disso, demandas para o setor vindas de áreas como Pronto Socorro, enfermarias e ambulatório também ficaram sem atendimento no ano passado por conta déficit. O MPC afirma que essa realidade compromete o atendimento dos pacientes e a saúde dos trabalhadores pela jornada exaustiva.

Após diligências, o HRC confirmou em ofício que a sala de gesso enfrenta um déficit semanal de 285 horas. Em julho de 2024, período ao qual se refere a denúncia, ocorreram plantões subdimensionados e insuficientes para o tamanho da demanda de atendimento do hospital, o que demonstra a necessidade de pelo menos o dobro de pessoal, segundo o órgão.

A Secretaria de Saúde alegou que a ausência de concursos para cargos da área de saúde pública resultam em uma série de entraves administrativos e legais. Segundo órgão, a solução para os problemas relatados na denuncia do MPC depende de ações coordenadas e de disponibilidade orçamentária.

No voto, o presidente do TCDF, Márcio Michel, reconhece “as deficiências estruturais da política de gestão de pessoas”, mas considera que é necessária uma fiscalização pontual para que a unidade não tenha apenas um profissional na escala. A decisão da Corte foi unânime e agora a Secretaria deve apresentar no prazo de 30 dias novos esclarecimentos sobre o caso.

 

 



Source link

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here