O Sistema CFQ/CRQs participou, na segunda-feira (18/02), da primeira reunião do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Secretaria Nacional do Consumidor (CNCP/SENACON), realizada no Ministério da Justiça, em Brasília. O Sistema esteve representado pelo presidente do Conselho Regional de Química da 12ª Região (CRQ XII – Goiás, Tocantins e Distrito Federal), Luciano Figueiredo.
Além da aprovação do relatório anual do CNCP, na reunião ocorreu a entrega do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria. O secretário-executivo do CNCP, Andrey Lucas Macedo Correa, conduziu os trabalhos ao longo da tarde. Ele exaltou as experiências contempladas com o prêmio e destacou o fato de que elas ocorrem em diferentes partes do país.
“Nos alegra especialmente perceber que muitos dos premiados são servidores públicos dedicados, alguns que estão há muito tempo trabalhando em favor da causa do combate à pirataria”, afirmou Macedo Correa.
Figueiredo destacou a parceria em curso com o Ministério da Justiça – no ano passado, ele fez uma exposição em uma das reuniões periódicas do CNCP, tratando das falsificações de produtos químicos – e lembrou o empenho do Sistema CFQ/CRQs em participar da repressão a falsificações de produtos no domínio da Química.
“As ações que temos realizado através do trabalho de fiscalização dos Conselhos Regionais de Química têm um papel fundamental nesse combate aos produtos clandestinos, aos produtos que são pirateados. A ação de fiscalização depende de parcerias, principalmente com as vigilâncias municipais, no sentido de lacrar esses estabelecimentos que fazem esse tipo de produção. Temos trabalhado intensamente nesse sentido, justamente para garantir que os produtos que são fabricados na área da Química tenham a qualidade e mereça a confiança do consumidor”, afirmou o presidente do CRQ XII.
Além de Figueiredo, participaram das atividades no Ministério da Justiça o chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais, Antonio Lannes, e a chefe da Assessoria de Comunicação Social, Jordana Saldanha.