Por: Jornalista Kelven Andrade
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Ambiental de Zoonoses, está promovendo uma campanha de adoção para 28 cães e gatos que aguardam por um lar acolhedor. Entre os animais disponíveis estão Valente, João, Maria e Joana, todos saudáveis, vacinados, dóceis e prontos para receberem um novo começo.
Esses animais, divididos entre machos e fêmeas, são submetidos a uma série de cuidados na Zoonoses, incluindo exames de leishmaniose e outras doenças, além de receberem todas as vacinas essenciais para sua saúde. Durante o tempo que permanecem na Zoonoses, recebem alimentação adequada e cuidados de higiene. Recentemente, foi inaugurado um solário, um espaço especial onde os cães podem brincar e tomar sol, melhorando ainda mais seu bem-estar.
Vanessa Patrício, gerente da Vigilância Ambiental, esclarece que muitos dos cães e gatos chegam ao centro por determinação judicial, geralmente após situações de maus-tratos ou por suspeitas de risco à saúde pública. “Realizamos o recolhimento quando os animais apresentam alguma alteração clínica ou distúrbio neurológico e ataques a humanos, e não qualquer animal solto. Após um período de observação de dez dias, caso não seja identificado risco para a saúde pública ou para os próprios animais, eles são disponibilizados para adoção”, explicou Vanessa.
A médica veterinária Marcelle Farias enfatiza os cuidados que os animais domésticos recebem na Zoonoses e afirma que, quando identificado algum tipo de patologia, eles são encaminhados ao Serviço Veterinário Público do DF (Hvep). “Avaliamos diariamente as condições físicas, alterações de comportamento e alimentação. Fazemos também exames de sangue para identificar alguma doença e, em caso de intercorrência, encaminhamos ao Hvep. O fato é que a Zoonoses não é lugar para animais saudáveis”, pontua.
Como Adotar:
Interessados em adotar um dos animais disponíveis podem visitar a Zoonoses no Setor de Áreas Isoladas Norte (Sain), Lote 4, Estrada do Contorno Bosque, Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para adotar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência, ter mais de 18 anos e assinar um termo de responsabilidade.
Além disso, há uma opção para a castração gratuita dos animais adotados, graças a uma parceria entre a Zoonoses e o Instituto Brasília Ambiental. Os novos tutores interessados na castração devem informar no momento da adoção para que o procedimento seja agendado.
Vanessa Patrício convida a comunidade a visitar o local e conhecer os animais disponíveis para adoção. “Tem que ter amor, disposição e carinho para lidar com os bichinhos. Venham conhecer nosso espaço e os pets disponíveis”, incentivou. Após a adoção, os novos tutores recebem uma cartilha que orienta sobre a adoção responsável, garantindo que os animais adotados sejam bem cuidados em suas novas casas.