Por: Jornalista Kelven Andrade
José Humberto destaca avanços tecnológicos e aspectos sociais observados durante visita a Índia
O secretário de Estado do Governo do Distrito Federal (GDF), José Humberto, está em período de férias, mas aproveitou a oportunidade para representar o Brasil em um dos mais importantes eventos internacionais da área de tecnologia e logística: o congresso mundial da GS1, realizado em Mumbai, na Índia. A participação reforça o interesse do gestor em se manter atualizado sobre tendências globais que impactam diretamente a gestão pública e os processos de modernização governamental.
Durante sua estadia, José Humberto também dedicou parte de seu tempo para conhecer pontos históricos e culturais da cidade indiana. Ele destacou a riqueza da experiência em Mumbai e comentou sobre o desenvolvimento urbano e social observado durante sua visita. “Uma experiência enriquecedora ver como a Índia se desenvolve e o seu povo busca avançar e se modernizar”, escreveu.

O secretário também compartilhou impressões sobre a população local, observando a forte presença de jovens no mercado de trabalho. “Por onde passamos, vimos muitos jovens trabalhando. Impressionante o quanto são educados e resignados”, relatou, ressaltando a importância da juventude para o crescimento econômico e social do país asiático.

Outro ponto que chamou a atenção do gestor foi o perfil do turismo na região. Segundo ele, a maioria dos visitantes estrangeiros está na Índia a negócios, enquanto há um expressivo movimento interno de turismo por parte da própria população local. “Vimos poucos turistas estrangeiros. Há uma migração grande de turistas indianos, pessoas muito simples que saem do campo ou de suas cidades para conhecerem mais do país em que vivem”, afirmou.
A vivência internacional, mesmo durante um período de descanso, é vista como uma oportunidade de aprendizado e ampliação de horizontes, especialmente no que diz respeito à gestão pública, inovação e inclusão social. José Humberto reforça que experiências como essa contribuem para enriquecer sua atuação no serviço público ao retornar ao Distrito Federal.
VEJA MAIS: