Iniciativa busca valorizar o protagonismo estudantil e apoiar os educadores
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

O programa distrital está estruturado em cinco eixos estratégicos que orientam suas ações de forma integrada | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF.
Foi publicada, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (9), a portaria que institui o Programa Distrital Escola para as Adolescências, uma iniciativa voltada aos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas públicas do Distrito Federal.
A ação está alinhada à Portaria do Ministério da Educação (MEC) n° 635, de 10 de julho de 2024, que criou o Programa Escola das Adolescências em nível nacional, com foco no fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental por meio de apoio técnico-pedagógico e financeiro.
“A implementação do Programa Distrital Escola para as Adolescências é um passo essencial para fortalecer o vínculo dos nossos adolescentes com a escola. Estamos comprometidos em criar espaços mais atrativos, dialogados e que respeitem as especificidades dessa fase da vida“, afirmou Iêdes Braga, subsecretária de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Cinco eixos estratégicos
O programa distrital está estruturado em cinco eixos estratégicos que orientam suas ações de forma integrada, com foco nas necessidades específicas dos estudantes adolescentes: governança, formação de profissionais da educação e acompanhamento pedagógico, desenvolvimento curricular e protagonismo estudantil, reconhecimento e compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas e sistema de avaliação.
O eixo da governança assegura a articulação entre os diferentes níveis de gestão da SEEDF, por meio do Comitê do Programa Distrital Escola para as Adolescências (Codipea) e da Rede do Programa Distrital Escola para as Adolescências (Redipea).
O Codipea é composto por representantes das áreas técnicas da SEEDF e das Coordenações Regionais de Ensino, enquanto a Redipea será formada por articuladores distritais e regionais, que atuarão diretamente nas escolas, acompanhando a execução pedagógica do programa.
Formação, currículo e protagonismo
O eixo de formação de profissionais da educação e acompanhamento pedagógico prevê ações de formação continuada e suporte técnico-pedagógico para apoiar os educadores que atuam nos anos finais do ensino fundamental.
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Já o eixo de desenvolvimento curricular e protagonismo estudantil busca implementar estratégias para incentivar o protagonismo dos adolescentes e tornar as práticas pedagógicas mais significativas. Serão disponibilizados instrumentos metodológicos e recursos que contribuam para a superação das defasagens e para a recomposição das aprendizagens nas escolas.
O eixo de reconhecimento e compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas visa a estimular a valorização de experiências bem-sucedidas, promovendo a troca de saberes e fortalecendo a rede por meio de iniciativas como o Fórum do Ensino Fundamental, já realizado de forma contínua pela SEEDF.
Avaliação e melhoria contínua
Por fim, o eixo de avaliação pretende utilizar os resultados dos sistemas de avaliação já instituídos no Distrito Federal para aprimorar a qualidade da oferta educacional nos anos finais e subsidiar melhorias contínuas no próprio programa.
A iniciativa busca enfrentar desafios como a evasão escolar, a defasagem de aprendizagem e a desmotivação, promovendo a valorização do contexto juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes nessa fase da educação básica.